JN e DN preparam remodelação e substituem revista por suplemento

Revista Notícias TV passa a existir apenas na Internet e os dois jornais preparam a publicação em Abril de um suplemento de lifestyle. Redacção do JN será reorganizada, mas dispensa de trabalhadores está afastada.

Foto

O Jornal de Notícias e o Diário de Notícias, detidos pelo grupo Global Media, vão substituir a revista Revista Notícias TV por um suplemento de lifestyle que passará a sair para as bancas às sextas-feiras a partir de Abril.

A Notícias TV continuará a ser editada mas em suporte digital, passando a ser um canal dos sites do JN e do DN, sendo produzida em regime de outsourcing por uma empresa criada pelo jornalista Nuno Azinheira, o actual director da revista. A mesma empresa assegurará a produção de conteúdos de media e pessoas dos dois jornais.

Da actual equipa da revista, dois trabalhadores serão integrados no novo suplemento e três foram convidados a negociar a sua saída dos quadros da Global Media. Os restantes, quatro trabalhadores da empresa e quatro colaboradores serão integrados na empresa Palavras Ditas, lançada no ano passado por Nuno Azinheira.

Estas alterações resultam de uma análise da Global Media aos resultados insatisfatórios da Notícias TV. A sua linha editorial não era do agrado dos responsáveis do JN e do DN como revista publicada em papel juntamente com seus jornais Estes verificavam que muitas vezes a linha editorial da Notícias TV era contrária à dos diários com os quais chegava às bancas.

Os responsáveis viram por isso a necessidade de criar um suplemento mais urbano e focado nas áreas da cultura, consumo e viagens, que será dirigido por Catarina Carvalho. Numa tentativa de maior proximidade para com os leitores, este suplemento terá capas diferentes no Porto e em Lisboa, adiantou fonte do grupo. 

Estas alterações surgem no contexto de um plano de remodelações nos dois diários. “Esta direcção chegou a meio de Setembro e vai continuar em curso com o seu projecto naquilo que é a segunda reforma do DN e que passa também por estas alterações na Notícias TV”, disse ao PÚBLICO o director do DN André Macedo. O responsável editorial deu ainda conta que o plano de remodelação continuará “até Setembro do próximo ano”.  

Algumas alterações foram já anunciadas esta segunda-feira na redacção do DN e outras relativas ao JN serão anunciadas pelas 15h30 desta quarta-feira aos jornalistas na sede do diário no Porto. Ao que o PÚBLICO apurou, está fora de questão a dispensa de trabalhadores em ambos os jornais que já recentemente passaram por processos de despedimento colectivo.

“Vou guardar as informações sobre a remodelação para amanhã na reunião com a redacção. É a minha equipa quem primeiro devo informar”, disse também o director do JN Afonso Camões escusando-se então a prestar mais esclarecimentos.

No caso do JN, estará em causa uma reorganização das secções com implicações na distribuição dos jornalistas pelas mesmas de forma a conseguir melhores resultados no trabalho diário do jornal. Na manhã desta quarta-feira, a direcção do jornal tem também reuniões marcadas com as chefias e com os editores do jornal bem como com o conselho de redacção.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários