Homicídio em mesa de voto em Ermelo: GNR diz que não houve troca de tiros

A GNR encontrou o carro usado pelo alegado homicida do marido da presidente da Junta de Freguesia de Ermelo, Mondim de Basto. O crime ocorreu hoje pelas 07h30 na mesa de voto da freguesia do distrito de Vila Real. A viatura usada pelo candidato do PS à junta de Ermelo para fugir do local após disparar contra a vítima foi encontrada estacionada, próximo do mercado do Peso da Régua, com a arma no interior

De acordo com fonte da GNR,  o candidato do PS à junta de freguesia de Ermelo terá entrado na sala de voto hoje pelas 07h10, disparou um único tiro de caçadeira que atingiu a vítima na cabeça e fugiu do local. Segundo a mesma fonte garantiu ao PÚBLICO, e ao contrário do que o governador civil de Vila Real referiu, não terá havido troca de tiros. A vítima, marido da candidata do PSD e actual presidente da junta de freguesia de Ermelo, teve morte imediata.

Numa primeira versão e, de acordo com fonte policial do Comando da GNR de Vila Real citada pela Lusa,  o crime teria ocorrido apenas por “questões políticas”. No entanto, segundo afirmam habitantes locais ouvidos pelo PÚBLICO, os dois homens tinham "divergências pessoais", relacionadas com uns terrenos baldios no concelho, há já vinte anos.  Segundo adiantaram as mesmas fontes, há mesmo vários processos em tribunal que envolvem a vítima e o alegado homicida.  

As autoridades policiais confirmaram ao PÚBLICO que existiam várias queixas antigas e que tinha sido ordenado um reforço de patrulha no local "por causa dos antecedentes" que envolviam estes dois homens. Hoje, os dois foram armados para a mesa de voto em Ermelo e o pior aconteceu. Por se encontrar já em alerta, a GNR terá demorado apenas cerca de cinco minutos a chegar ao local do crime.

O candidato socialista à Câmara de Mondim de Basto acredita, no entanto, que o alegado homicida “agiu em legítima defesa”. “O homicida agiu em legítima defesa e ficou inclusivamente ferido. A vítima esperou-o mesmo antes de abrirem as urnas, pelas 07h35, e disparou e o outro [candidato do PS] reagiu”, afirmou o candidato socialista à autarquia de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira.

A versão de testemunhas no local é outra. O homicídio ocorreu depois das 07h00 quando a vítima se encontrava a ajudar nos preparativos junto à mesa de voto de Fervença.  Manuel António, que integra a mesa de voto, contou à Lusa que ele e a vítima estavam dentro da assembleia de voto por volta das 07h30, com a porta aberta, uma vez que ainda faltavam delegados, quando António Cunha, candidato do PS à Junta de Freguesia de Ermelo, chegou. “Trazia a arma encostada à perna, não proferiu palavra, passou pelas pessoas e alvejou o marido da presidente da junta, Maximino Clemente. Disparou e pôs-se em fuga”, contou.

Em declarações à Lusa, Carlos Henrique, da lista do PSD, frisou que este “é um momento de uma tristeza enorme e uma situação lamentável”, mas admitiu a existência de ameaças e que a campanha eleitoral foi um “pouco atribulada”. Apesar disso, acrescentou, “nada fazia prever” que tal situação pudesse ocorrer.

O alegado homicida terá fugido e a GNR montou uma operação para o deter. A assembleia de voto fechou e as eleições em Ermelo foram adiadas para o próximo domingo.

Notícia actualizada às 18h40

Sugerir correcção
Comentar