Greve dos enfermeiros com adesão de 80% no turno da noite

Segundo dia de protesto com dados idêntidos aos de dia 14 de Novembro, diz Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Foto
Ana Rita Cavaco aos deputados: "Vi dois enfermeiros a cuidar de 57 doentes na Madeira" Nuno Ferreira Santos

A greve dos enfermeiros, em protesto pelos cortes salariais e a carência de profissionais, que começou à meia-noite desta sexta-feira, registou uma adesão de 80% durante o turno da noite, segundo os dados do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

"A adesão no turno da noite (da meia-noite às 8h00) foi de 80%, o que significa que, à semelhança da semana passada, os enfermeiros continuam a demonstrar ao Governo que estão insatisfeitos com aquilo que tem sido o posicionamento", disse Guadalupe Simões, da direcção do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP). A enfermeira adiantou que o SEP espera que o número de adesão (80%) se mantenha ou possa aumentar nos turnos da manhã e tarde.

Os enfermeiros cumprem uma greve nacional de 24 horas em protesto pelos cortes salariais no trabalho extraordinário, exigindo a progressão na carreira e a reposição das 35 horas de trabalho semanais. A luta pretende também alertar para a degradação das condições profissionais e a desigualdade salarial entre profissionais na mesma fase da carreira.

O primeiro dia de greve aconteceu na passada sexta-feira, dia 14 de Novembro, e esta é já a segunda paralisação nacional desde o Verão. O SEP acusa o Ministério da Saúde de estar a agir de “má-fé”, por só reunir com a estrutura quando o Orçamento do Estado para 2015 estiver aprovado. Do lado da tutela as críticas surgiram, sobretudo, à postura do SEP no dia 14, já que esse dia de greve foi mantido apesar do apelo para que a desconvocassem devido ao surto “extraordinário” de Legionella que obrigou a ter mais doentes internados do que o habitual.

 

Sugerir correcção
Comentar