GNR apreende 2000 quilos de pólen de haxixe e 95 plantas de cannabis em Tavira

Na operação, foi ainda detida uma pessoa, que será presente a tribunal, e apreendidas uma caçadeira, cinco carabinas de ar comprimido, um cão e 300 gramas de folha seca de cannabis.

Foto
As plantas de cannabis apreendidas encontravam-se nas imediações da residência Fernando Veludo

A GNR apreendeu numa residência em Luz de Tavira, Algarve, mais de dois mil quilos de pólen de haxixe, 95 plantas de cannabis, 300 gramas de folha seca de cannabis, armas e um cão e deteve uma pessoa.

A operação policial foi desencadeada na quinta-feira, numa residência no sítio do Pinheiro, no concelho de Tavira, e os militares do núcleo de investigação criminal da GNR de Faro apreenderam “95 plantas de cannabis adulta (algumas com três metros de altura e com peso aproximado de 100 quilos), 300 gramas de folha seca de cannabis sativa, para além de pólen de haxixe suficiente para 2.248 doses individuais”, disse à Lusa fonte do Comando Territorial de Faro da GNR.

No decorrer da operação, foram também apreendidas uma caçadeira, cinco carabinas de ar comprimido, um LCD, um computador portátil, duas balanças de precisão e 4741 euros em moeda do Banco Central Europeu.

A detenção de um dos moradores da residência, com a idade de 26 anos, surgiu no seguimento de uma investigação que corria “há vários meses e que foi consubstanciada no cumprimento de dois mandados de busca a residências e dois a veículos”, explicou a mesma fonte policial, adiantando que existem indícios de que o detido “efectuava receptação de bens furtados”.

Durante a busca domiciliária, a polícia apreendeu também 35 embalagens de sementes de cannabis de várias espécies adquiridas fora do território nacional e diversos materiais relativos a plantação, tratamento e colheita da cannabis.

As plantas apreendidas encontravam-se nas imediações da residência, parte das quais no interior de uma estufa com sistema de rega gota a gota, sendo que uma das divisões da casa funcionava como sala de secagem, estando totalmente revestida a alumínio e equipada com sistema de aquecimento e extracção de ar ambiente. A GNR apreendeu ainda um cão de raça potencialmente perigosa, o qual guardava a área onde se encontravam as plantas.

O detido, que possui antecedentes criminais por tráfico de droga, vai ser presente nesta sexta-feira ao Tribunal Judicial de Olhão.

Este ano, o Comando Territorial de Faro da GNR já realizou 29 apreensões de pés de cannabis e de 1181 plantas, as quais resultaram na detenção de 26 indivíduos e na identificação de cinco pessoas.

Sugerir correcção
Comentar