Exame do 4.º ano testou alunos com notícia do PÚBLICO

Artigo com o título "Descobertas 120 espécies novas nas ilhas Berlengas" foi publicado em Outubro de 2012.

Foto
O primeiro texto do exame é um excerto de um artigo do PÚBLICO José Sarmento Matos

"Uma equipa de cientistas mergulhou entre anémonas cor-de-rosa e peixes azuis escondidos em recifes de corais vermelhos, para fazer o maior levantamento da biodiversidade marinha das ilhas ao largo de Peniche." É assim que começa o primeiro texto do exame de Português do 4.º ano, realizado nesta terça-feira por mais de 100 mil alunos. Trata-se de um texto adaptado de uma notícia do PÚBLICO.

Com o título "Descobertas 120 espécies novas nas ilhas Berlengas", o artigo da ex-jornalista do PÚBLICO Helena Geraldes foi publicado na edição em papel de 5 de Outubro de 2012 e no site Ecoesfera. E conta vários episódios de uma expedição na qual participaram 29 cientistas, que viajaram a bordo do Creoula.

A prova, o primeiro exame nacional feito por alunos do 4.º ano, onde se avaliam as capacidades de leitura e interpretação dos estudantes, recupera parte desse trabalho e pede às crianças que respondam a algumas questões sobre o mesmo. Por que razão acham importante que se façam expedições como a descrita? — é outra das questões. "Apresenta dois motivos."

À semelhança do que acontece com a prova de Matemática, que se realiza na próxima sexta-feira, a de Português conta 25% para a nota final do aluno, este ano, e 30% a partir do próximo ano. Os alunos que não obtiverem aprovação poderão ter um apoio extraordinário e a oportunidade de repetir as provas em Julho.

Sugerir correcção
Comentar