Escola portuguesa deverá abrir em São Paulo em Setembro de 2015

A intenção, segundo Nuno Crato, é que a instituição funcione ainda como centro de difusão da língua portuguesa e divulgação da cultura portuguesa.

Foto
Nuno Crato está no Brasil Miguel Manso

O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, assinou nesta quinta-feira, em Brasília, um acordo para a criação de uma escola portuguesa em São Paulo, que deverá abrir em Setembro de 2015.

"O acordo assinado hoje abre o caminho [para a criação da escola], mostra a intenção de o governo brasileiro permitir a instalação, no seu território, de uma escola que segue as regras de outro país", explicou à Lusa o ministro Nuno Crato, após o encontro. O passo seguinte será dado na sexta-feira, com a formalização, por parte da Secretaria de Educação de São Paulo, do interesse em acolher a futura escola portuguesa.

"São Paulo é a cidade do mundo onde existe o maior número de falantes da língua portuguesa e também onde há a maior comunidade portuguesa, então faz todo o sentido que abrigue a primeira escola portuguesa no Brasil", salientou o ministro, em visita ao Brasil.

A intenção, segundo Nuno Crato, é que a instituição funcione ainda como um centro de difusão da língua portuguesa, com formação de professores e divulgação da cultura portuguesa.

"Será uma escola semelhante à que temos em outros países lusófonos, como é o caso em Angola, Moçambique e Timor Leste, segue o currículo português e estão disponíveis para filhos de portugueses, mas também para outras nacionalidades", avançou.

Em relação ao investimento necessário para o projecto, o ministro limitou-se a dizer que será um gasto "pouco significativo" para o Estado, tendo em vista que o empreendimento será feito por concessão pública, além de poder contar com assistência da comunidade portuguesa local.

A previsão é que a escola comece a funcionar a partir do próximo ano - de acordo com calendário lectivo europeu, no qual as aulas começam em Setembro, e não segundo o calendário escolar do Brasil, que arranca em Fevereiro.

Em visita oficial ao Brasil, Nuno Crato manteve reuniões ainda com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação brasileiro, Clelio Campolina. Os ministros conversaram sobre a actuação do recém-aprovado Comité de Acompanhamento do Centro de Excelência para a Formação Avançada de Cientistas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa. O Brasil prometeu indicar em breve dois representantes para o centro em questão, que recebe o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Nuno Crato mencionou, ainda, que o Ministério da Educação e Ciência português prevê a criação de pólos de excelência em parceria com o Brasil, nomeadamente no campo da matemática, tendo como referência o Instituto de Matemática Pura e Aplicada brasileiro.

Sugerir correcção
Comentar