Enfermeiras fazem 15 quilómetros a pé para cuidar de dois doentes

"Calce os nossos sapatos", pede o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses à população, em protesto contra a falta de motoristas e assistentes operacionais

Foto

É uma forma de protesto fora do comum: duas enfermeiras da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do Centro de Saúde de Vila Verde estão a fazer, esta quinta-feira, 15 quilómetros a pé, para poder prestar cuidados no domicílio a duas pessoas, um rapaz com paralisia cerebral e um homem que está acamado desde há 17 anos. A Admnistração Regional de Saúde do Norte diz que a caminhada não passa de "uma acção de propaganda sindical".

As enfermeiras decidiram ir a pé a casa dos doentes em situações mais graves, depois de terem deixado, primeiro, de ter o apoio de motoristas e, depois, de assistentes operacionais que desempenhavam a tarefa de condutores, quando fazem visitas domiciliárias, explicou Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que convocou esta forma de protesto e está a acompanhar as profissionais de saúde neste percurso.

A falta de condutores  implica que, na prática, as enfermeiras deixem de poder prestar cuidados domiciliários a mais oito pessoas que habitualmente contam com esta ajuda, especifica a dirigente sindical, que frisa que o problema se faz sentir desde há cerca de dois meses, quando o director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Gerês/Cabreira  anunciou "que esta unidade de cuidados continuados não teria mais apoio [de motoristas] para efectuar visitas domiciliárias, situação que não acontece em unidades semelhantes do mesmo ACES".

Esta Unidade de Cuidados na Comunidade dá apoio a todo o Centro de Saúde de Vila Verde, fazendo habitualmente por dia cerca de 10 visitas domiciliárias, diz Guadalupe Simões. A sindicalista frisa que foi  “o sentido de responsabilidade das enfermeiras" que as fez tomar a iniciativa de fazer este sacrifício, enquanto o problema não se resolve.

Trata-se de "uma acção de propaganda sindical", retorque o Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, que afirma, em nota, que as enfermeiras" incluídas nesta equipa deslocaram-se a pé aos domicílios, por vontade própria, uma vez que o ACES lhes "disponibilizou uma viatura para o efeito". A ARS acrescenta que já mandou instarar um inquérito para " apurar se a prestação de cuidados de saúde foi colocada em causa".

Com o mote "Calce os nossos sapatos", o SEP pede à população que sinta “nos pés e na pele o que os enfermeiros passam para fazerem os domicílios".  Por que razão não conduzem as enfermeiras as viaturas? “Além de esta não ser competência sua, ela correm o risco de ter que pagar multas, como já aconteceu a uma colega recentemente”, explica Guadalupe Simões.

A dirigente sindical diz desconhecer as “razões objectivas” que explicam a "retirada do apoio, primeiro, dos motoristas, e, depois, dos assistentes operacionais" às enfermeiras desta unidade específica, mas sugere que poderá  “uma eventual tentativa de transferência destes cuidados para a Misericórdia de Vila Verde”. Porquê?  "Esta possibilidade existe na lei desde que o Governo fez sair um diploma que diz que as unidades de cuidados continuados passam para a responsabilidade das autarquias que, por sua vez, podem conscessioná-las às misericórdias ou ao sector privado", justifica.

O director do ACES Gerês/Cabreira, Jorge Cruz,  recusou-se a falar ao PÚBLICO, mas, em finais de Maio, depois de os deputados eleitos pelo círculo de Braga terem denunciado que o centro de saúde de Vila Verde reduzira “abruptamente”o número de domicílios, “passando de 58 viistas semanais para apenas 25”, lamentou que alguns enfermeiros "queiram exigir que o Estado lhes garanta motoristas para o exercício das suas normais funções".

Em nota enviada à Lusa, Jorge Cruz afirmava então que, “sempre que possível, “tem sido garantido o acompanhamento de um assistente operacional, com habilitação para condução, particularmente em unidades funcionais com um número reduzido de enfermeiros ou em que os mesmos não detêm tal habilitação".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

<_o3a_p>
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 

Sugerir correcção
Ler 4 comentários