É “inquietante” o número de falsos nutricionistas e dietistas em Portugal

No Verão "multiplicam-se os anúncios publicitários de muitos destes falsos profissionais que prometem dietas milagrosas que podem colocar em perigo a saúde pública”, alerta o comunicado da Ordem dos Nutricionistas.

Foto

O número de indivíduos que se fazem passar por nutricionistas e dietistas em Portugal sem estarem inscritos na Ordem dos Nutricionistas tem vindo a aumentar. Até 2015 registaram-se 152 denúncias, sendo que este ano já conta com uma média de 8 denúncias por mês. “O aumento da obesidade em Portugal e uma maior preocupação das pessoas com a imagem tem despertado o interesse a determinados indivíduos” que estarão a aproveitar-se disso, declara a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento.

No Verão, alerta o comunicado da Ordem, "multiplicam-se os anúncios publicitários de muitos destes falsos profissionais que prometem dietas milagrosas que podem colocar em perigo a saúde pública”. A bastonária considera a situação “inquietante”. Para se exercerem funções de nutricionista ou dietista, é necessário que se esteja inscrito na Ordem dos Nutricionistas e quanto a isso Alexandra Bento alerta para a necessidade de a população se acautelar e denunciar este tipo de situação, “não vale só parece-lo, é preciso sê-lo. Ninguém se deixe enganar ainda mais numa área tão importante como é a saúde”, refere.

De momento, a Ordem dos Nutricionistas conta com cerca de 2500 membros e é possível verifica-lo na internet. “É muito fácil separar o trigo do joio, basta que para isso as pessoas consultem o registo nacional”, explica a Bastonária. Basta aceder ao site da Ordem dos Nutricionistas, entrar registo nacional e procurar o nome do profissional em questão. Caso não esteja registado, Alexandra Bento apela à denúncia à Ordem, “basta para isso que a pessoa em questão envie uma carta ou um e-mail colocando a situação”, esclarece. A Ordem desencadeia, imediatamente, uma investigação e caso se verifique que não se trata de um profissional registado, o caso passa para o Ministério Público (MP). Segundo a bastonária, há já oito casos que foram denunciados ao MP. Exercer a profissão sem ter habilitações para isso configura um crime de usurpação de funções, punível com prisão até 2 anos ou multa até 240 dias.

Segundo a bastonária , estes falsos profissionais podem ser encontrados em qualquer tipo de espaço físico e virtual, desde consultórios, ginásios e espaços dedicados ao emagrecimento, mas também na internet, o que aumenta o risco pois “prolifera-se com facilidade e dificulta o controlo”. Para tentar inverter esta situação, a Ordem dos Nutricionistas vai lançar na próxima terça-feira, dia 28 de Julho, uma campanha nacional de sensibilização e informação dos consumidores sob o mote “Vamos pôr a Nutrição na Ordem”. A campanha tem como objectivo informar a população e incentivar a denúncia destes casos. Alexandra Bento relembra “a saúde é um bem maior e tem de ser acautelado”.
 

Texto editado por Andrea Cunha Freitas

Sugerir correcção
Ler 1 comentários