Domínio .pt entregue a associação de direito privado

Endereços portugueses vão deixar de ser responsabilidade da Fundação para a Computação Científica Nacional.

Foto
Desde Maio de 2012, o endereço .pt foi liberalizado, permitindo que qualquer pessoa possa registar um endereço sem ter de ser dono de uma marca ou empresa Rui Gaudêncio

A gestão do domínio .pt vai ser entregue a uma associação de direito privado, que iria ser constituída para o efeito, confirmou esta terça-feira no Parlamento a secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira.

Até agora, esta missão estava atribuída à Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), que iria ser integrada na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O decreto-lei que consagra esta transferência encontra-se para promulgação em Belém, indicou o ministro da Educação, Nuno Crato.

Segundo Luís Fazenda, deputado do Bloco de Esquerda, esta mudança está a criar pânico nas instituições de ensino superior, já que a FCCN tinha a seu cargo toda a rede electrónica do superior e também a biblioteca online.

Crato respondeu, lembrando que esteve recentemente com os presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e que nada lhe foi transmitido.

Segundo Leonor Parreira, a transferência da gestão do domínio .pt para privados visa garantir a sua auto-sustentabilidade financeira.

O nome de domínio corresponde ao endereço que é comummente utilizado para aceder a um site. Neste caso, o domínio .pt diz respeito a todos endereços portugueses, ou seja, aqueles que terminam com .pt.

Sugerir correcção
Comentar