Calor tímido na primeira semana de Agosto

Previsões do IPMA apontam para a ocorrência de chuva este sábado e da possibilidade de trovoada.

Foto
O sol vai estar presente mas os dias de praia não serão muito quentes Ricardo Silva

Os últimos dias de Julho têm sido nublados e com temperaturas amenas e o mês de Agosto vai ter uma primeira semana de algum calor mas moderado. Para quem inicia agora as férias, as zonas do país mais quentes vão ser o Alentejo e o Algarve durante a próxima semana, com os termómetros a oscilar entre os 30º e os 35º Celsius.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para céu pouco a muito nublado este fim-de-semana em quase todo o país, com a ocorrência de chuva fraca esperada para sábado. Nas regiões a Norte, o IPMA indica que há a possibilidade de haver mesmo trovoada.

No domingo, o sol vai ganhando espaço, preparando a subida, ainda que ligeira, das temperaturas nos primeiros dias da semana seguinte. Do Norte e Sul de Portugal continental, os termómetros vão subir no Alentejo, com Évora e Beja a registarem 28º e 29º respectivamente. No resto do território, as temperaturas vão andar entre os 21º (Porto) e os 26º (Faro, Lisboa e Bragança).

A primeira semana de Agosto começa com as temperaturas a aumentar cerca de dois graus em média, como o Algarve e o Alentejo a apresentarem temperaturas próximas dos 30º. Até quarta-feira, o calor vai se fazendo sentir cada vez, atingindo já máximas de 35º nos distritos de Beja e Évora, de 31º em Faro e de 27º em Lisboa e Porto.

Quinta, sexta e sábado há uma nova descida de temperatura mas ligeira, de cerca de dois graus, para voltar a subir no domingo, 10 de Agosto, para o Alentejo e Algarve (32º) e zona do Porto (28º). Em Lisboa, as máximas não vão descolar dos 25º.

O IPMA alerta, por outro lado, que esta sexta-feira três concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra e Guarda apresentam risco máximo de incêndio. São eles os concelhos de Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra (Coimbra) e Sabugal (Guarda).

Com risco muito elevado e elevado de incêndio estão outros concelhos do país, estando apenas Lisboa e Leiria fora deste alerta.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil registou na quinta-feira 57 incêndios, que mobilizaram 1117 bombeiros e 299 veículos.

Sugerir correcção
Comentar