As primeiras canções de uma mulher que foi surda até aos 39 anos

Implantes permitiram a Joanne Milne ouvir pela primeira vez na vida. Um amigo gravou o momento e preparou-lhe uma playlist com a música das últimas décadas.

Britânica ouve pela primeira vez aos 39 anos

Joanne Milne, que está prestes a completar 40 anos, nasceu no Reino Unido com a síndrome de Usher, uma doença genética rara que provoca surdez e cegueira. Começou a perder a visão depois dos 20 anos e é agora legalmente cega. A audição foi uma faculdade que não chegou a perder: até há dias, nunca tinha ouvido qualquer som, sempre tinha sido surda.

Nos últimos dias, no entanto, Joanne está a aprender a viver uma nova realidade: a do som. Foi no Queen Elizabeth Hospital, em Birmingham, onde lhe foram postos implantes cocleares nos ouvidos, que Joanne ouviu a sua voz pela primeira vez, assim como a da enfermeira que lhe ligou os aparelhos, algumas semanas após a cirurgia, e lhe disse os dias da semana.

Joanne comoveu-se. Levou as mãos à cara, chorou. A enfermeira disse-lhe que o sobressalto era normal, que se tratava de uma grande mudança. Joanne chorou mais. Na sala estava um amigo da paciente emocionada, Tremayne Crossley, que gravou o momento em vídeo e o partilhou no YouTube na quarta-feira. Os media britânicos pegaram de imediato na história.

O vídeo, que rapidamente se espalhou online, não foi, contudo, a primeira vez que a história comovente de Joanne Milne chegou aos meios de comunicação social. O mesmo amigo que gravou o vídeo surpreendeu Joanne com uma participação num programa de rádio da BBC 6 Music, para o qual seleccionou uma canção para cada ano de vida da amiga.

Crossley não conseguiu reduzir a história da música popular a 39 canções, nem a 40, e optou por uma playlist com 41 títulos — começando em Ken Boothe, passando por Springsteen, McCartney, Mitchell, Eurythmics, Prince, Kate Bush, Smiths, INXS, Nirvana, Pulp, Daft Punk, Yeah Yeah Yeahs, Beastie Boys, Nine Inch Nails, Arctic Monkeys, Radiohead, até chegar a Haim.

Contudo, foi Imagine, o clássico de John Lennon, a primeira canção que ouviu, ainda no hospital, no mesmo dia em que o vídeo foi gravado.

Joanne Milne ainda está a criar a sua “biblioteca de sons”. De resto, os implantes não estão a funcionar totalmente, uma vez que que o processo é faseado, para que o cérebro se possa habituar. O que não retira importância ao primeiro momento: “A ligação foi a mais emotiva e avassaladora experiência da minha vida e ainda estou em choque”, disse Milne.

"No primeiro dia, toda a gente soava robótica e eu tenho de aprender a reconhecer o que estes sons são à medida que for construindo uma biblioteca de sons no meu cérebro”, afirmou a britânica, em declarações citadas pela BBC. “Ouvir as coisas pela primeira vez é tão, tão emocional, do interruptor da luz à água a correr. Não consigo parar de chorar.”

* A playlist acima tem uma canção em falta: Jigsaw Falling Into Place, dos Radiohead, não está disponível no Spotify

Sugerir correcção
Comentar