Acordos entre Estado e instituições de apoio social chegam aos 13 mil

Foto

O ministro da Solidariedade, Pedro Mota Soares, revelou nesta terça-feira que já existem 13 mil acordos de cooperação entre o Estado e instituições sociais em Portugal, cerca de 300 deles implementados pelo actual Governo, nos últimos três anos.

“Foi possível reforçar esta rede de protecção social, do ponto de vista da comparticipação e do número de pessoas que são servidas”, congratulou-se o ministro.

Segundo o governante que tutela as pastas da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, os “cerca de 300 acordos de cooperação” estabelecidos pelo actual Governo representam “mais 40 milhões de euros” investidos na área.

O ministro, que falava aos jornalistas em Aljustrel, à margem da inauguração do novo lar da Santa Casa da Misericórdia local, referiu que, no total, os acordos de cooperação entre o Estado e instituições sociais “chegam aos 13 mil”.

“É muito importante reforçar a rede de protecção social que existe ao longo do país, que é uma rede contratualizada entre o Estado e as instituições sociais”, justificou.

Por isso, continuou, o “esforço” financeiro do Estado no alargamento desta rede é “feito ao nível central, mas é fundamental para servir mais famílias, especialmente as que têm dificuldades do ponto de vista económico e financeiro”.

E, para o Governo do PSD/CDS-PP, “é crucial” apostar na contratualização destes apoios com instituições sociais.

“Muitas vezes, o Estado não tem a capacidade de gestão de proximidade que as instituições sociais têm, sejam elas Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias ou Mutualidades. Temos que dar a estas instituições a capacidade de servirem pessoas”, defendeu.

 

Sugerir correcção
Comentar