Ministra das Finanças diz que investidores estão bem informados sobre Portugal e optimistas

Maria Luís Albuquerque tem agendados encontros com bancos de investimento e gestores de activos, e ainda com duas publicações financeiras.

Foto
As pessoas sabem mais sobre Portugal do que no passado, afirmou a governante Rui Gaudêncio

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou nesta quinta-feira, após um encontro com investidores financeiros em Londres, que estes estão "bem informados" sobre a situação de Portugal e que o clima é "claramente positivo".

"Todas as pessoas estão mais bem informadas sobre Portugal agora do que tipicamente estavam no passado. Naturalmente que a atenção não se virou para Portugal pelas melhores razões, mas neste momento estão bem informados e o clima é claramente mais positivo. Gostam de interagir com os membros do Governo, de perguntar o que se passa, quais são as perspectivas para o futuro, como é que vemos a situação daqui para a frente. E nada substitui um diálogo cara a cara em termos de explicar aos investidores qual é a situação do país", disse a ministra a um grupo de jornalistas portugueses.

Uma das perguntas, admitiu Maria Luís, foi sobre se Portugal vai ou não pedir um programa cautelar após o final do Programa de Assistência Financeira, no próximo mês, à qual a ministra diz ter respondido que o Governo ainda está a avaliar os prós e contras e depois comunicará o que decidiu. "Eu disse a verdade, que Portugal ainda não decidiu. Mas o que é relevante aqui é se a saída é com ou sem linha de crédito cautelar. Outros cenários já não estão em cima da mesa. E isso é um aspecto positivo a ter em conta", vincou a ministra.

Até esta quinta-feira, a governante tem agendados encontros com bancos de investimento e gestores de activos e ainda com jornalistas de duas publicações financeiras.

Londres tem sido uma das escalas mais frequentes para membros do Governo se encontrarem com investidores e explicarem os resultados do programa de assistência financeira. Aconteceu com Vitor Gaspar, antecessor de Albuquerque, com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, o vice primeiro-ministro, Paulo Portas (enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros), o antigo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e o actual, Pires de Lima.

"Ainda não tinha tido oportunidade de vir a Londres enquanto ministra das Finanças por uma questão de agenda. Vou para reuniões da Primavera [do Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional] em Washington esta semana e pareceu-me boa oportunidade para vir a Londres também", explicou Maria Luís Albuquerque.

Segundo a ministra, "o contacto com investidores, com pessoas relevantes no mercado é sempre útil. É sempre muito importante dar informação sobre o que corre bem e o que corre menos bem. É muito importante que o mercado esteja informado".

À noite, a governante irá abordar o tema "Portugal pós-troika: uma esperança no futuro" no jantar do Centro Português de Estudos, que organiza regularmente jantares com oradores portugueses, tendo recebido no passado os economistas Abel Mateus e Eduardo Catroga e o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas.

Sugerir correcção
Comentar