Condição de Mário Soares é "crítica" e o prognóstico é muito reservado

Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, fará novo comunicado às 13h de domingo, remetendo mais pormenores para a família.

Foto
AFP/MIGUEL RIOPA

A situação clínica do antigo Presidente Mário Soares mantém-se grave e o estado de saúde é "crítico". O seu estado de saúde agravou-se neste sábado, confirmou fonte do Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde o fundador do PS está internado desde 13 de Dezembro. A informação tinha sido confirmada às 16h pelo porta-voz daquela unidade de saúde, José Barata, que acrescentou que o ex-governante regressou à unidade de cuidados intensivos e está com prognóstico reservado. Com a actualização das 20 horas, foi confirmado o estado crítico e o prognóstico "muito reservado" do antigo Presidente da República.

Soares foi transferido na quinta-feira dos cuidados intensivos para a "unidade de internamento em regime reservado" do referido hospital. Na altura, a equipa que acompanha o antigo Presidente informou que este se manteria "sob vigilância continuada a cargo da equipa clínica multidisciplinar que o acompanhou na unidade de cuidados intensivos", como disse então José Barata, em declarações aos jornalistas. Segundo o responsável, o internamento em "regime reservado" permite apenas visitas de familiares.

Este sábado o "estado de saúde agravou-se subitamente" pelas 11h, anunciou José Barata às 16h. Trata-se de um "episódio agudo" que levou a equipa a voltar a transferir Mário Soares para a unidade de cuidados intensivos.

O porta-voz não deu mais informações e remeteu para o próprio ex-Presidente ou para a sua família informar sobre o que se trata quando se fala de uma "situação aguda", não cabendo ao hospital fazê-lo, disse, perante a insistência dos jornalistas no local. "A situação é crítica e o estado é grave", sublinhou José Barata, que marcou novo comunicado para as 20h deste sábado.

Entretanto, Marcelo Rebelo de Sousa esteve no Hospital da Cruz Vermelha, onde se encontrou com Isabel Soares, filha do antigo Chefe de Estado. À saída, o Presidente não prestou quaisquer declarações. Também o presidente da Assembleia da República, o socialista Ferro Rodrigues, falou já esta tarde com João Soares, o filho do fundador do PS, que lhe deu conta da situação clínica do pai. "Mário Soares não está melhor, mas vamos aguardar que haja uma evolução favorável", disse à Lusa fonte do gabinete de Ferro Rodrigues.

Desde dia 13 que o Hospital da Cruz Vermelha tem emitido diariamente boletins clínicos sobre a situação de Mário Soares, de 92 anos. Na quinta-feira, "perante a estabilidade da situação clínica" do antigo Presidente da República, "e prevendo-se uma evolução no mesmo sentido", o hospital disse que só voltaria a emitir novo boletim clínico quando a situação o justificasse – foi o que aconteceu neste sábado.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários