Seguro quer que a zona euro assuma uma dimensão económica e política forte

Líder socialista reuniu-se por meia hora com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, esta quinta-feira.

António José Seguro esteve nas conferências do Estoril
Fotogaleria
António José Seguro esteve nas Conferências do Estoril Rui Gaudêncio
Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, falou nas Conferências do Estoril
Fotogaleria
Presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, falou nas Conferências do Estoril Rui Gaudêncio

O líder socialista defendeu esta quinta-feira que é imprescindível que a zona euro assuma uma dimensão económica e política suficientemente forte que lhe permita enfrentar as consequências da crise económica e financeira que a assola.

Esta foi uma das ideias que António José Seguro partilhou com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, num encontro de cerca de meia hora que mantiveram, ao final da manhã desta quinta-feira, à margem das Conferências do Estoril, onde este último era orador.

No final da reunião, António José Seguro afirmou-se “muito satisfeito” com a possibilidade de haver um Conselho Europeu em Outubro que reunirá os chefes de Governo da zona euro, que “dará à eurozona capacidade para poder ter uma dimensão económica e política que enfrente definitivamente os problemas graves que existem na Europa, a começar pelo fraco desempenho da economia”.

O secretário-geral do PS diz que falou com Van Rompuy sobre “os passos que a Europa deve dar no sentido de vencer a crise”. Defendeu que “Portugal já não depende só de si próprio para ultrapassar esta crise” e que o país necessita de renegociar as condições perante os credores.

Para além do reforço da dimensão económica e política da zona euro, Seguro falou ainda a Rompuy sobre a “necessidade de o Banco Central Europeu poder emitir moeda [através de uma licença bancária especial e temporária], a criação de um fundo de mutualização da parte da dívida dos estados superior a 60%”. Este fundo permitiria que se financiasse essa dívida a taxas de juro mais baixas, estima Seguro e “libertaria recursos para a economia”.

Perante o presidente do Conselho Europeu, o líder socialista defendeu também a possibilidade de Portugal “poder beneficiar de rácios semelhantes à Espanha ou Alemanha, de modo a que o dinheiro que está hoje parado nos bancos possa ser colocado ao serviço da economia”.

Questionado sobre as taxas de juro, Seguro lembrou que “Chipre negociou uma taxa de 2,3% e nossa taxa média é de 4,5%”, pelo que, para o líder socialista, há ainda margem para que Portugal consiga baixar os juros que paga.

Seguro diz que sente que há cada vez mais líderes europeus a pensar como ele, no sentido de se aliviar a austeridade e de dar mais atenção às políticas para o crescimento. “É importante que no Conselho Europeu, que é onde se decide, possam estar também primeiros-ministros que tenham esta sensibilidade e vontade política, assim como propostas concretas.”

Reforçando que a sua “principal causa de combate político” é o desemprego, o secretário-geral do PS voltou a rejeitar a austeridade. “É preciso parar com a política de austeridade. Isso implica parar com cortes a eito. Porque cada vez que se cortam mil milhões de euros na despesa do Estado, isso tem um efeito negativo na economia e aumenta o desemprego. Tem sido essa a história dos últimos dois anos e é essa história que é preciso parar.”

O país precisa de “estabilizar a economia, de criar condições de financiamento para as empresas e de criar condições para que o mercado interno e mercado externo comprem os produtos das nossas empresas”.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar