Primeiro-ministro italiano critica Europa por andar em torno de sucessivas “emergências”

Matteo Renzi interveio na conferência sobre o Estado da União.

Foto
Matteo Renzi tem sido crítico das políticas de austeridade REUTERS/Giorgio Perottino

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, defendeu esta sexta-feira a necessidade de a Europa ter um projecto e não ser apenas uma gestora de emergências. Matteo Renzi falava na conferência sobre o Estado da União, a decorrer em Florença, Itália.

“Dá a impressão que é o continente da emergência mas que não tem uma estratégia”, disse o chefe de Governo italiano, referindo-se às emergências da Ucrânia e do problema dos emigrantes do Norte de África que chegam por barco.

Matteo Renzi sublinhou, no entanto, uma “parte positiva”: “Temos todas as condições. Mas temos de fazer um projecto da Europa”, defendeu o líder do Partido Democrático, lembrando que já houve uma evolução positiva no último ano. A União Europeia, recordou, assume que o Pacto é de “estabilidade mas também de crescimento” e que “finalmente aceitou a “flexibilidade para além do rigor”.

A conferência anual sobre o Estado da União, que nesta edição incide sobre o futuro da Europa, é encerrada esta sexta-feira à tarde pelo primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.

Matteo Renzi, o chefe de Governo italiano mais jovem de sempre (39 anos), tem sido um forte crítico das políticas de austeridade na Europa. Na sua intervenção, Renzi defendeu que a Europa tem de “recuperar a sua dimensão nobre, a sua dimensão cultural, espiritual”, sob pena de não conseguir lidar com África e com o drama das pessoas que tentam entrar no continente europeu.

A finalizar o discurso, o primeiro-ministro italiano rematou: "O mundo precisa da Europa."

Sugerir correcção
Comentar