PCP propõe conferência intergovernamental sobre dívida

Bancada comunista quer Parlamento a debater uma “ofensiva diplomática” para renegociar a dívida.

Foto
João Oliveira Nuno Ferreira Santos

O PCP apresentou um projecto de resolução que propõe a realização de uma conferência internacional destinada a debater o problema das dívidas públicas dos países europeus e a revogação do Tratado Orçamental. Uma conferência deste género já foi rejeitada pelo primeiro-ministro, mas os comunistas consideram que essa posição está em “contraponto” com os acontecimentos dos últimos dias.

João Oliveira, líder da bancada do PCP, reiterou a necessidade de renegociar a dívida, tendo em conta os “encargos e o volume da dívida”, propondo uma “ofensiva diplomática” para levar a cabo uma conferência para debater o problema.

Questionado sobre a rejeição de uma conferência internacional, já assumida por Passos Coelho, João Oliveira considerou ser “uma posição contrária à defesa do interesse nacional”. “É uma posição em contraponto com os desenvolvimentos do plano internacional”, afirmou o líder do grupo parlamentar comunista, em conferência de imprensa, esta sexta-feira, no Parlamento.

A bancada comunista exige, por isso, que esta discussão se faça na Assembleia da República. Desafiado a pronunciar-se sobre a expectativa que tem em torno da posição do PS, João Oliveira preferiu ser vago, dizendo esperar que “todos os partidos possam convergir” com o interesse nacional e com o reconhecimento de que é preciso renegociar a dívida.

O debate do projecto de resolução ainda não está agendado. 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários