Passos e Portas anunciam esta noite coligação para as legislativas

Líderes do PSD e CDS agendaram declaração conjunta para as 20h.

Foto
Passos e Portas ainda terão de levar a intenção de coligação aos órgãos dos respectivos partidos Daniel Rocha

Passos Coelho e Paulo Portas vão anunciar este noite uma coligação pré-eleitoral às legislativas, confirmou o PÚBLICO.

Os líderes do PSD e CDS-PP marcaram uma declaração conjunta para as 20h, num hotel em Lisboa, de acordo com informações enviadas pelos dois partidos às redacções. O anúncio foi, de certa forma, antecipado, já que se esperava apenas para as primeiras semanas de Maio e até porque Paulo Portas viajava este sábado para os Estados Unidos.

O factor supresa e o fim da especulação em torno do desfecho das conversações foram alguns dos argumentos que levaram os dois líderes a decidir anunciar a intenção de se apresentarem às urnas coligados. A maioria tenta, com este anúncio mediático, dar a ideia de que está a tomar a iniciativa política para trazer o PS a reboque.  

Hoje à noite, Passos Coelho e Paulo Portas estarão praticamente sozinhos numa sala a fazer a declaração conjunta, já que os termos do acordo pré-eleitoral terão de ser ainda validados, nas próximas semanas, pelos órgãos nacionais de cada partido.  

O entendimento entre os dois partidos estava a ser preparado há semanas, mas o seu teor é ainda desconhecido. Há uma semana, Passos Coelho e Paulo Portas deram um sinal de que um acordo estava para breve, já que no seio do Governo acertaram uma estratégia para os próximos anos e que está plasmada no Programa de Estabilidade.

O líder do CDS-PP disse, na passada sexta-feira, que só faltavam resolver “as questões partidárias”, sugerindo que faltava acertar aspectos como as listas de deputados. No mesmo dia, Passos Coelho afirmou que a obrigação dos dois líderes partidários era “criar condições para governar em conjunto a seguir às eleições”. 

As conversações aceleraram no momento em que o secretário-geral do PS António Costa deixou a Câmara Municipal de Lisboa para se dedicar inteiramente ao partido. Aí, a maioria percebeu que Costa ia acelerar no terreno. Agora, juntam-se para o tentar travar.
 

 


Sugerir correcção
Ler 10 comentários