Miguel Albuquerque já é conselheiro de Estado

Novo presidente do Governo Regional da Madeira substitui Alberto João Jardim, que era o mais antigo conselheiro presidencial em funções.

Foto
Miguel Albuquerque

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, tomou esta quinta-feira posse como conselheiro de Estado, em substituição de Alberto João Jardim, que abandonou a liderança do executivo madeirense.

O novo Governo Regional da Madeira, liderado por Miguel Albuquerque, tomou posse na segunda-feira, depois das eleições legislativas antecipadas que se realizaram no arquipélago a 29 de Março.

Por inerência do novo cargo que ocupa, Miguel Albuquerque tomou agora posse como conselheiro de Estado, em substituição do anterior presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim.

Alberto João Jardim estava à frente do Governo madeirense desde 1978, tendo sido, por isso, o único conselheiro de Estado que participou no órgão político de consulta do Presidente da República dos quatro chefes de Estado democraticamente eleitos: Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva.

O Conselho de Estado é composto por cinco cidadãos designados pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e cinco cidadãos eleitos pela Assembleia da República e pelos titulares dos cargos de presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, presidente do Tribunal Constitucional, Provedor de Justiça, presidentes dos governos regionais e antigos presidentes da República.

Os conselheiros de Estado designados por Cavaco Silva são João Lobo Antunes, Marcelo Rebelo de Sousa, Leonor Beleza, Bagão Félix e Vítor Bento.

Os outros conselheiros designados pelo parlamento são Francisco Pinto Balsemão, Luís Marques Mendes, Manuel Alegre, Luís Filipe Menezes e Alfredo Bruto da Costa.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários