Marcelo critica Passos. É o terceiro antigo presidente do PSD a fazê-lo em quatro dias

São já três os antigos presidentes do PSD a criticar Passos por causa do caso das dívidas. E com palavras duras que vão contra a estratégia do partido de “matar” o tema.

Foto
Marcelo sobre Passos: “Mais valia de uma só vez ele ter dito: peço desculpa” Pedro Granadeiro/NFACTOS

A polémica com as dívidas antigas de Passos Coelho à Segurança Social e ao Fisco continua longe de estar enterrada. Neste domingo, foi a vez de Marcelo Rebelo de Sousa lançar farpas ao primeiro-Ministro. Mas Manuela Ferreira Leite e Marques Mendes também já o tinham feito. Têm em comum o facto de todos terem sido presidentes do PSD.

No seu habitual espaço de comentário semanal na TVI, e depois de fazer o resumo de todo o caso, Marcelo considerou que Passos fez bem em pedir desculpa, mas salientou que as explicações foram “muito numerosas ao longo da semana, não obedecendo a uma lógica sequencial”.

Para o também conselheiro de Estado, o caso está a ser empolado por o país estar já em período pré-eleitoral, mas acentuou que ele não deixa de ser um caso político que afecta o primeiro-ministro.

“Ele fez bem em acentuar o pedido de desculpa, no estilo dele. Mais valia de uma só vez ele ter dito: peço desculpa. E explicava, fiz aquilo sem saber, ignorei a lei, mas não dizia por distracção, nem por não ter dinheiro.”

Para Marcelo, Passos devia também ter admitido que fez “uma escolha que foi em 2012 não ter pago” e que foi uma má escolha. Devia ter também deixado claro que o seu comportamento foi “uma coisa negativa”.

Pior, para o comentador, foi Passos, nas jornadas parlamentares do PSD, ter feito uma “alusão a José Sócrates”. “Ele objectivamente disse ‘eu não sou como outros que enriqueceram, nas funções, tiveram quem os ajudasse de fora e tinham níveis de vida superiores’. É afastar-se de uma estratégia política do PSD de não misturar o caso judicial de José Sócrates com o debate político. É, no fundo, estar a pronunciar-se, sem se pronunciar, sobre uma questão em que há presunção de inocência.”

O esvaziamento do papel presidencial
Mas as palavras mais duras de Marcelo acabariam por ir para Cavaco Silva. Questionado sobre se Passos se devia demitir, o comentador afirmou: “O Presidente da República não esteve feliz, porque teve de reconhecer uma coisa que é sua responsabilidade. Quando ele diz que há este clima de cheiro pré-eleitoral, a principal responsabilidade no cheiro pré-eleitoral durante oito meses, dez meses, é do Presidente, que não quis marcar eleições mais cedo. Mal, e portanto, agora, não se pode queixar do clima que existe.”

Dissolver o Parlamento e demitir o primeiro-ministro nesta altura, acrescentou Marcelo, era “deitar petróleo sobre uma fogueira”.

“O Presidente devia ter prevenido isso e não o fez. Em rigor, não se devia ter pronunciado sobre este caso nesta fase”, salientou ainda o também conselheiro de Estado.

As palavras mais acutilantes para Cavaco estavam, contudo, guardadas para o final da sua intervenção na TVI. “Vejo com muita preocupação o esvaziamento do papel presidencial de 2013 até hoje e no ano que falta. Espero que ele tenha cuidado para não repetir muitas intervenções que acabam por esvaziar e o enfraquecer num momento muito sensível da vida portuguesa.”

Ferreira Leite e Mendes antes de Marcelo
A primeira dos antigos líderes sociais-democratas a vir publicamente deixar palavras negativas para Passos foi, porém, Manuela Ferreira Leite, na quinta-feira à noite, na TVI24, ainda antes de Cavaco Silva falar no caso.

A economista recusou a defesa avançada por alguns dirigentes do PSD de que a questão das dívidas era do foro pessoal de Passos, uma vez que na altura não ocupava cargos públicos. E acusou o primeiro-ministro de fazer o contrário do que exige aos outros.

“Não é um problema de natureza pessoal, porque em termos pessoais, diria, qualquer pessoa pode cometer erros. […] Acho que é um problema político porque vem da boca de alguém que impôs regras completamente diversas e que penalizou a opinião pública através de discursos contrários àquilo que é a sua acção”, salientou.

Sábado à noite, na SIC, foi a vez de Marques Mendes. E acabou ainda por ser mais duro que Ferreira Leite.

O também conselheiro de Estado começou por comentar a estratégia: "O que gostaria que o primeiro-ministro tivesse feito era que, na segunda ou na terça-feira, tivesse chamado a imprensa, feito uma comunicação, explicando que cometeu uma falha, que aconteceu num período difícil da sua vida, que já tinha resolvido a situação, e tivesse pedido desculpa aos portugueses. Quando se conhece a situação, corrige-se e depois pede-se desculpa. O forte dele não é a humildade. Não é a sua característica mais forte.”

Marques Mendes voltou depois atrás, ao discurso de Passos nas jornadas parlamentares do PSD, quando o primeiro-ministro, ainda que indirectamente e sem nunca o mencionar, trouxe à conversa a situação de José Sócrates. Mendes acusou Passos de “vitimização”. "Nunca vi um político experiente a fazer o que ele fez, a dialogar com Sócrates."

O antigo presidente laranja não tem dúvidas de que o primeiro-ministro “sai fragilizado” de toda esta situação.

Mas Mendes tinha também criticas para Cavaco por este ter associado os problemas de Passos à campanha eleitoral para as legislativas de Outubro. "Que ele não se intrometa eu percebo, mas eu preferia que o Presidente tivesse falado de outra forma. Não devia ter feito uma farpa no Governo nem na oposição. Preferia que dissesse que não se pronunciava em público."

 

 

Sugerir correcção
Ler 43 comentários