ERC recebeu queixa do PS contra RTP por causa do programa O País Pergunta

Seguro quer ser entrevistado antes das eleições autárquicas e da votação do Orçamento do Estado para 2014, tal como Passos Coelho.

Foto
António José Seguro quer ser entrevistado antes das autárquicas Enric Vives-Rubio/Arquivo

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) confirmou nesta quinta-feira que recebeu uma queixa do PS contra a RTP por causa do programa O País Pergunta, que terá como convidado o primeiro-ministro, na próxima terça-feira, 10 de Setembro.

Anteriormente, o presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) tinha já dito à Lusa que deu entrada naquele organismo uma queixa do PS contra a estação pública, acrescentando que o assunto será tratado “o mais urgentemente possível (...), para [a CNE ter] uma opinião formada em tempo útil, portanto, antes do dia 10".

O PS apresentou queixa à CNE e à ERC por considerar que a RTP não está a garantir a igualdade de tratamento entre os líderes político-partidários ao convidar o líder do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, para ser entrevistado no programa O País Pergunta antes das eleições autárquicas e do Orçamento de Estado para 2014, marcando para depois a entrevista ao líder do PS.

A ERC confirmou “ter recebido uma queixa contra a RTP visando o anunciado programa O País Pergunta, bem como “queixas relacionadas com as eleições autárquicas”.

Além disso, o regulador da comunicação social refere que constituiu, em conjunto com a CNE, um grupo de trabalho sobre a realização de debates eleitorais.

“Foi obtido um entendimento, com vários cenários, tendo em conta a natureza dos actos eleitorais. Cada uma das partes do grupo de trabalho ficou de apresentar o documento para a aprovação das respetivas direcções, tendo o mesmo sido já aprovado pelo Conselho Regulador da ERC”, esclarece esta entidade em resposta à Lusa.

No programa, que vai para o ar logo a seguir ao Telejornal, às 21h, 20 pessoas na plateia vão poder questionar o primeiro-ministro, em directo. O jornalista Carlos Daniel vai conduzir a emissão e fará os repiques, para garantir que o entrevistado não foge às questões. Ao PÚBLICO, o director de informação da RTP, Paulo Ferreira, disse que as perguntas são escolhidas pelos cidadãos. “O gabinete do primeiro-ministro não terá acesso às perguntas de antemão”, garantiu.

Depois de Passos Coelho, a RTP quer entrevistar António José Seguro mas só após a realização das eleições autárquicas de 29 de Setembro. A ideia não agradou aos socialistas, que exigem que todos os líderes partidários possam ter a mesma oportunidade antes do acto eleitoral.

Sugerir correcção
Comentar