Contra Santana Lopes

Será que Pedro Santana Lopes se esqueceu? Ou será que ele pensa que nós nos esquecemos?

Será que ele ainda se recorda de ter sido corrido por Jorge Sampaio, pelo facto de liderar um governo que se transformou em quatro meses na maior comédia política da história da democracia portuguesa? Será que ele ainda se lembra das palavras do Presidente da República a 30 de Novembro de 2004? Talvez valha a pena recordá-las: “Entendi que a manutenção em funções do Governo significaria a manutenção da instabilidade e da inconsistência.” Será que ele se lembra de ter arrasado a credibilidade do Governo a um tal ponto que até o pacato Sampaio se sentiu obrigado a dissolver o Parlamento?

Será que Santana Lopes ainda se lembra de ter comparado o seu próprio governo a um bebé nascido “de um parto difícil”, que teve de “ir para uma incubadora”, e ao qual “alguns irmãos mais velhos”, “em vez de acarinhar”, davam “uns estalos e uns pontapés”? Será que ele ainda se lembra daquele artigo de Cavaco Silva que defendia que tinha “chegado o tempo dos políticos competentes afastarem os incompetentes”? Será que ele ainda se recorda de o extraordinário Rui Gomes da Silva, então ministro dos Assuntos Parlamentares, ter acusado o comentador da TVI Marcelo Rebelo de Sousa de odiar o Governo e de “ser pior que todos os partidos da oposição juntos”? Será que ele se esqueceu que Marcelo Rebelo de Sousa abandonou os comentários na TVI e, após várias audições parlamentares, a Alta Autoridade para a Comunicação Social concluiu que o seu governo tentou limitar a liberdade de imprensa? Será que ele ainda se recorda de José Rodrigues dos Santos, então director de informação da RTP, ter apresentando a sua demissão do cargo alegando que a administração se intrometera na sua esfera de competências?

Será que ele se lembra de o seu amigo pessoal Henrique Chaves se ter demitido apenas quatro dias após ter tomado posse como ministro do Desporto? Será que ele se recorda de Chaves o ter acusado em comunicado de “grave inversão dos valores da lealdade e verdade”, e da inexistência de um “mínimo de estabilidade e coordenação”? E lembrar-se-á de ter sido ele próprio a confirmar aos jornalistas que Henrique Chaves se tinha demitido sem sequer primeiro o informar desse facto? Já agora: será que Pedro Santana Lopes se recorda de ter tido 28% nas legislativas de 2005 contra os 45% do Partido Socialista? Será que ele tem a noção de que foi a sua espantosa incompetência que permitiu a maioria absoluta a José Sócrates e pavimentou o caminho até à desgraça em que nos encontramos?

Nesta primeira semana de 2015 não tenho assistido a outra coisa senão a desmultiplicações de Pedro Santana Lopes, a perorar em todos os jornais e em todas as televisões acerca das eleições presidenciais e a manifestar à pátria o seu incontido desejo de concorrer a Belém. É deveras irritante. Por isto: num país normal, Santana Lopes deveria ter a perfeita noção de estar politicamente morto. Convinha apresentar rapidamente Pedro a Peter e ao seu princípio. É que, para infelicidade de todos nós, ele já foi promovido até ao seu nível de incompetência – foi corrido de São Bento por causa disso e foi esmagado há dez anos por ter sido um horrível primeiro-ministro. O que é que lhe passa pela cabeça para agora achar que tem capacidades para ser Presidente da República? Pior: o que é que nos passa a nós pela cabeça para o estarmos a levar a sério? Não nos esquecemos, pois não?

Sugerir correcção
Ler 29 comentários