Cimeira entre Portugal e Moçambique com mais de cem milhões de euros em agenda

Moçambique representa apenas 0,5% das exportações portuguesas. Trinta empresários participam em seminário.

Ascende a mais de cem milhões de euros o montante que vai ser desbloqueado na cimeira entre Portugal e Moçambique, que começa na manhã de quarta-feira em Maputo, destinado a parceiras de investimento entre os dois países. Este será o ponto alto da visita de três dias que o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho inicia amanhã à noite à capital moçambicana.

É na assinatura de 16 adendas e memorandos que reside o “miolo” do segundo encontro bilateral entre os dois países, depois da primeira cimeira ter decorrido em 28 e 29 de Novembro de 2011 na capital portuguesa. Segundo o PÚBLICO apurou, os documentos e instrumentos mais significativos são os três a serem subscritos no âmbito das Finanças, a adenda ao protocolo de apoio ao fundo empresarial de cooperação portuguesa, celebrado em 2009 entre Lisboa e Maputo.

No entanto, da agenda constam, ainda, a assinatura de um programa quadro de cooperação técnico militar e um memorando de entendimento entre o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e as autoridades moçambicanas para cooperação no domínio da aquacultura. A delegação portuguesa liderada por Passos Coelho integra os ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar Branco, da Economia, António Pires de Lima, do Ambiente e Energia, Jorge Moreira da Silva, e da Agricultura, Assunção Cristas. O secretário de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues, representa o ministério tutelado por Maria Luís Albuquerque.

Passos manterá ao principio da tarde de quarta-feira encontros a sós com o Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, e com o primeiro-ministro de Maputo, Alberto Vaquina. Ao mesmo tempo decorrem os encontros sectoriais, findos os quais serão assinados os acordos e memorandos. Recorda-se que a realização da segunda cimeira entre os dois países foi anunciada a 19 de Fevereiro, em Maputo, pelo ministro das Negócios Estrangeiros e Cooperação moçambicano, Oldemiro Baloy, aquando da estadia de Rui Machete para participar na reunião dos chefes da diplomacia da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Já na quinta-feira, decorre na capital moçambicana o seminário empresarial, ao qual comparecem 30 empresários portugueses. As exportações portuguesas para Moçambique apenas representam 0,5% do total do comércio externo de Portugal. No entanto, desde 2010 este fluxo está em crescimento, tendo, no ano passado, alcançado um volume de 106 milhões de euros.

Por sectores, as exportações portuguesas são lideradas pela maquinaria, seguida por cabos e fibras ópticas, material eléctrico e barcos para transporte de mercadorias. Outros produtos representados são os olivros, material de construção, móveis, vinhos, medicamentos e veículos automóveis.,

Sugerir correcção
Comentar