CDS-PP quer saber por escrito por que Costa não fez ainda orçamento da câmara de Lisboa

Vereador centrista João Gonçalves Pereira entrega na segunda-feira um pedido de explicações por escrito ao autarca socialista. E quer saber quanto tempo mais será preciso esperar pelo orçamento do município.

Foto
A Câmara de Lisboa foi alvo de 158 das 930 queixas dirigidas contra a totalidade das autarquias do país Enric Vives-Rubio

Foi rápido a criticar o Governo quando este ainda estava dentro do prazo para apresentar o Orçamento do Estado para 2015, mas agora António Costa já está pelo menos oito dias atrasado na apresentação do orçamento da câmara de Lisboa. Por isso, o CDS-PP quer saber, por escrito, quando Costa o apresentará e pede justificações para a contradição nas suas declarações.

De acordo com uma carta que o vereador João Gonçalves Pereira vai entregar na segunda-feira e à qual o PÚBLICO teve acesso, o centrista recorda que a lei estipula que o orçamento municipal deve ser apresentado até dia 31 de Outubro mas que até agora o presidente da autarquia ainda não o fez. E também lembra que António Costa, a 10 de Outubro, cinco dias antes do prazo para a entrega do Orçamento do Estado no Parlamento, criticava o facto de o Governo ainda se ir reunir e não ter finalizado o documento e questionava “quando” o Executivo tencionava concluir o documento.

Os dois argumentos levam o centrista a questionar António Costa sobre “quando tenciona” apresentar o orçamento municipal para 2005, “ultrapassados que estão todos os prazos legais”. Assim como “quanto tempo mais precisa o executivo” para o fazer, uma vez que o vice-presidente Fernando Medina afirmou que o atraso se devia à necessidade de uma “avaliação mais profunda do Orçamento do Estado” – que é público há 24 dias.

Aproveitando os comentários de Costa, João Gonçalves Pereira questiona-o também a “evidente contradição entre as suas declarações públicas” enquanto candidato a primeiro-ministro e a líder do PS e a sua atitude enquanto presidente da câmara, não cumprindo os prazos numa tarefa que é da sua responsabilidade.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários