Cavaco pede empenho aos emigrantes de topo para credibilizar Portugal no estrangeiro

Num ano, o Conselho da Diáspora Portuguesa reuniu 52 conselheiros, um quarto do objectivo a médio prazo da organização. Presidente quer que divulguem a boa imagem do país.

Foto
Na foto de família, Cavaco e Passos partilharam os lugares centrais Enric Vives-Rubio

O Presidente da República apelou aos portugueses que ocupam “posições de destaque” noutros países para que contribuam para uma melhoria da imagem de Portugal no estrangeiro que seja “mais compatível com a realidade” e que “ajude à credibilidade do país” perante as instâncias internacionais.

Cavaco Silva, que falava na reunião anual do Conselho da Diáspora Portuguesa, na cidadela de Cascais, pediu também às três dezenas de conselheiros que “ajudem a identificar outros portugueses que ocupam posições de destaque nas áreas da economia, cultura, cidadania e ciências e que, além da ligação afectiva que mantêm com Portugal, possam manter agora uma ligação mais empenhada em casos concretos para ajudar ao desenvolvimento económico e social do país”.

O Conselho de Diáspora Portuguesa foi constituído há precisamente um ano, então com 24 conselheiros, e esta segunda-feira acolheu mais alguns, contando-se já um total de 52 – um quarto dos 200 que a entidade estabeleceu como objectivo para mapear. Estão espalhados por 16 países em quatro continentes. Trata-se, nas palavras de Cavaco Silva, de um “grupo de excelência de portugueses que ganharam projecção através do seu mérito, da sua experiência, e são altamente considerados. Demonstra bem a evolução que teve a nossa diáspora nas últimas décadas, no reforço da qualificação.”

“Este Conselho surgiu como resposta a um repto que lancei no ano passado no sentido de mais vozes de portugueses se juntarem às de políticos e diplomatas para projectar Portugal no estrangeiro pela positiva e até para corrigir alguma informação que existe no estrangeiro em relação ao nosso país. Ou então fornecer informação que não tem chegado de forma adequada e assim ajudar a melhorar a credibilidade e a difundir as potencialidades de Portugal”, afirmou o Presidente da República. Que apontou a principal tarefa da direcção do Conselho da Diáspora: “Fornecer informação do Portugal positivo.”

“Leio artigos da imprensa estrangeira e vejo que ou há desinformação deliberada ou há falta de informação. E vocês podem ajudar a uma informação mais compatível com a realidade portuguesa”, acrescentou. A credibilidade e a boa imagem contribuem para que os empresários estrangeiros escolham investir em Portugal, para aumentar o número de turistas, para que os consumidores de outros países comprem os produtos lusos, para aumentar as parcerias de entidades estrangeiras com os institutos científicos nacionais, enumerou o Presidente. O que dará decerto mais crescimento económico e emprego em Portugal, somou Cavaco Silva.

Na reunião, que incluiu três painéis de discussão, participaram também, ainda que apenas em parte das sessões, o primeiro-ministro, o vice-primeiro-ministro, os ministros da Economia e dos Negócios Estrangeiros, o presidente da Comissão Europeia e o secretário-geral do PS.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar