Polícia britânica procura estudante português desaparecido em Brighton

Jovem de 29 anos não é visto desde a última terça-feira e autoridades lançaram alerta este domingo.

Foto
O alerta divulgado na página da polícia de Sussex na Internet DR

Um estudante português de 29 anos está desaparecido em Inglaterra desde a última terça-feira. Amigos, familiares e autoridades policias estão à procura de Diogo Manuel Martins Alves Moreira, que saiu de madrugada da casa de um amigo na cidade de Brighton, no sul do país, a cerca de 100 quilómetros de Londres. Desde então não se sabe do seu paradeiro.

Diogo Moreira, natural de Espinho, é estudante na Universidade de Brighton, onde acaba de terminar o primeiro ano do curso de Ciências Ambientais e Geologia, segundo informação enviada ao PÚBLICO pela polícia do condado de Sussex. Também trabalha num café e estará a viver no Reino Unido há cinco ou seis anos.

A polícia foi informada do seu desaparecimento na quinta-feira passada, dia 16. Mas na terça-feira, quando inexplicavelmente faltou ao trabalho, já soara o alarme entre os amigos, segundo relatos recolhidos por A Gazeta, um jornal português lançado em Abril no Reino Unido.

Diogo Moreira, informa A Gazeta, teria vindo de um festival perto de Brighton no fim-de-semana mas não dormiu na sua própria casa, pois a pessoa com a qual divide a habitação estava a alojar os pais naquele dia. Foi para a casa de um amigo, mas quando este se levantou no meio da madrugada, às 4h, o estudante já lá não estava, tendo deixado para trás a carteira com todos os documentos.

No domingo, a polícia lançou um apelo público solicitando informações a quem eventualmente o tenha visto.

“Estamos cada vez mais preocupados”, afirma Alvin Lee, oficial da polícia de Sussex, no alerta divulgado através da Internet. Lee considera que o desaparecimento não condiz com o que se conhece da personalidade que se conhece de Diogo Moreira. “Ele deixou todos os seus pertences, inclusive uma carteira com todo o seu conteúdo, e não voltou ao trabalho esta semana”, confirma o oficial da polícia.

“Precisamos encontrá-lo urgentemente. Quem tiver qualquer ideia sobre onde ele está ou onde possa estar, por favor entre em contacto connosco”, pede Alvin Lee, através do alerta que também está a circular nas redes sociais.

À embaixada de Portugal em Londres não tinha chegado, até à tarde desta segunda-feira, qualquer pedido de auxílio por parte da família do estudante. Mas, segundo a polícia, dois irmãos de Diogo Moreira estão no Reino Unido para ajudar a tentar encontrá-lo.

Amigos e familiares estavam nesta segunda-feira à espera de imagens de câmaras de vigilância que pudessem fornecer alguma pista sobre o paradeiro de Diogo Moreira.

Mais de 200 mil pessoas são dadas como desaparecidas todos os anos no Reino Unido, segundo dados oficiais citados pela Missing People, uma organização não-governamental britânica . A esmagadora maioria (91%) acaba por ser encontrada em 48 horas e 99% dos casos são resolvidos no espaço de um ano. 

 

Sugerir correcção
Comentar