Tigre que escapou do zoo devido às cheias mata um homem na Geórgia

A polícia teve de abater o animal, que esteve escondido num armazém no centro de Tbilissi.

Fotogaleria
Não foi possível capturar o animal com vida Reuters
Fotogaleria
Procede-se à limpeza do recinto do zoo e à remoção dos corpos dos animais David Mdzinarishvili/REUTERS
Fotogaleria
David Mdzinarishvili/REUTERS
Fotogaleria
Foram poucos os animais que sobreviveram David Mdzinarishvili/REUTERS
Fotogaleria
David Mdzinarishvili/REUTERS

Um homem morreu esta quarta-feira, na capital da Geórgia, após ter sido atacado por um tigre branco que havia escapado do jardim zoológico, tal como outros animais, após as chuvas torrenciais que atingiram Tbilissi, no passado fim-de-semana. As autoridades georgianas tinham anunciado que todos os leões e tigres tinham morrido devido às cheias, mas este esteve escondido num armazém no centro da cidade, local onde foi abatido pela polícia.

“Um leão do zoo de Tbilissi matou um homem, perto da Praça dos Heróis”, anunciou, esta quarta-feira, um porta-voz do Ministério do Interior da Geórgia, Nino Giorgobiani, à agência AFP, antes da confirmação de que o animal era, na verdade, uma cria de tigre branco.

As forças especiais acorreram imediatamente ao local, situado no centro de Tbilissi, onde o pânico já tinha tomado conta das pessoas que se por ali se encontravam. Ainda que munidos de tranquilizadores, os agentes tiveram de abater o animal.

Uma fonte da polícia, citada pelo The Guardian, afirmou que o objectivo deste tipo de intervenções era sempre “tentar dominar” os animais fugidos. Mas se estes representassem “qualquer perigo para a vida” das populações, a forças especiais não tinham outra hipótese senão abatê-los no local, como aconteceu, aliás, com a maioria dos animais que escaparam do jardim zoológico.

As autoridades georgianas tinham anunciado, na terça-feira, que apenas um jaguar estava desaparecido e que todos os tigres e leões que haviam escapado do jardim zoológico tinham sido encontrados mortos. Os meios de comunicação locais avançam a hipótese de que este tigre branco esteve escondido, desde domingo, num armazém da cidade.

No domingo, a população de Tbilissi, de cerca de 1,2 milhões de habitantes, foi aconselhada a permanecer em casa, face à fuga de lobos, leões, tigres, hipopótamos e ursos, muitos deles fotografados e filmados a deambular pelas ruas da cidade, como demonstram as inúmeras imagens e vídeos partilhados nos meios de comunicação e nas redes socais, um pouco por todo o mundo, durante esta semana.

A chuva torrencial que atingiu Tbilissi, no fim-de-semana, e que fez transbordar o rio Vere provocou cheias na capital da Geórgia e matou, pelo menos, 17 pessoas. A água fez deslizar terras, destruiu estradas e derrubou árvores, danificando equipamentos e edifícios.

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar