Itália deverá anunciar a candidatura de Roma aos Jogos Olímpicos de 2024

Anúncio deverá ser feito pelo primeiro-ministro, Matteo Renzi, esta segunda-feira, mas o partido da Liga Norte italiana já criticou essa vontade lembrando que o país ainda tem dívidas relativas ao Campeonato Mundial de Natação de 2006.

Foto
Mário Monti, ex-primeiro-ministro, retirou a candidatura de Roma a cidade dos Jogos Olímpicos em 2020 Andrew Medichin/ AFP

O primeiro-ministro de Itália, Matteo Renzi, deverá anunciar segunda-feira a candidatura de Roma como cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2024, segundo a imprensa italiana deste domingo citada pela AFP.

O governante não tem, aliás, feito segredo do seu desejo de lançar a candidatura a partir da sede do Comité Olímpico em Itália. “Registem a data: 15 de Dezembro”, avisara já Matteo Renzi aos microfones da rádio RTL. Prometeu ainda falar sobre os “sonhos” de Itália quanto à organização dos Jogos Olímpicos.

“Se conseguimos colocar a funcionar a administração fiscal, então conseguiremos organizar facilmente os Jogos Olímpicos. Por que razão havemos de ter receios?”, questionou o primeiro-ministro.

Mário Monti, um dos seus antecessores no cargo, retirou a candidatura de Roma a cidade dos Jogos Olímpicos em 2020 (cuja sede foi atribuída a Tóquio), uma decisão que marcou muito o actual primeiro-ministro. Então, Monti disse que a candidatura era um projecto demasiado grande para a Itália. “Mas não há um projecto demasiado grande para Itália”, responde agora o actual primeiro-ministro.

A vontade de Matteo Renzi já foi, porém, alvo de fortes críticas. O líder do partido da Liga Norte italiana, Matteo Salvini, considerou Renzi “um homem perigoso” à frente dos destinos de Itália. “Ainda temos catedrais no deserto dos Jogos Olímpicos de Inverno em Turim (2006) e dívidas do Campeonato Mundial de Natação em Roma (2009)”, lembrou.

Sugerir correcção
Comentar