Valeu a pena pedir revisão dos exames para a maioria dos alunos

Mais de 70% das provas da primeira fase que foram alvo de reapreciação viram a nota subir.

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Resultados das reapreciações das provas da 1.ª fase já são conhecidos Rui Gaudêncio

A revisão de exames do secundário compensou a larga maioria dos estudantes que a pediram: 73% das 7081 provas da primeira fase que foram alvo de reapreciação viram a nota subir, enquanto a descida de classificação apenas atingiu 10% dos exames.

Assim, de um total de 321.850 provas realizadas na primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário, 5180 registaram, por via da revisão, uma nota superior à inicial, e 691 uma nota inferior. Em 17% dos casos a classificação manteve-se. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação, as disciplinas com maior número de pedidos de reapreciação foram Português, com 2241, Biologia e Geologia, com 1280, e Física e Química A, com 1085.

Ao longo dos últimos anos, a percentagem de pedidos de revisão tem variado entre 1,5% e 3% do total das provas, e desta vez isso não foi excepção: as solicitações de reapreciação corresponderam a 2,2% dos exames efectuados.

Quanto às provas finais do ensino básico, foram reapreciadas 1187 provas, o que representa 0,2% das 612.395 provas efectuadas, percentagem idêntica à do ano anterior. Em 980 delas verificou-se uma subida da classificação (82% do total de reapreciações), em 127 a manutenção da nota (11%) e em 80 uma descida da classificação (7%).

Este ano as classificações médias dos exames nacionais do ensino secundário nas três disciplinas com maior número de inscritos subiram, com as notas de Português e Biologia e Geologia a atingirem um resultado positivo, ao contrário do que tinha acontecido no ano passado. Os resultados da 1.ª fase dos exames nacionais mostram uma melhoria generalizada dos resultados dos alunos, com excepções em disciplinas como Matemática, História e Economia. Também no 9.º ano a classificação média das provas nacionais subiu neste ano lectivo, não só a Português como a Matemática.

 

 

 

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