Palestinianos entendem-se sobre exigências a Israel

Israel faltou a negociações no Cairo, acusando o Hamas de violação do cessar-fogo que devia ter começado sexta-feira.

Foto
Uma das reivindicações é o cessa-fogo Amir Cohen /Reuters

As delegações de palestinianos que se deslocaram ao Cairo para a negociação de um eventual cessar-fogo com Israel chegaram a acordo entre si sobre um conjunto de exigências, incluindo a retirada de tropas israelitas, a abertura de “pontos de passagem” para o exterior e o fim do bloqueio de Gaza - disse um responsável da Frente Democrática de Libertação da Palestina, Mahler al-Taher, a AFP.

Para a noite deste domingo estava previsto um encontro com os mediadores egípcios, os quais transmitirão depois as suas exigências a Israel, que recusou enviar negociadores, depois de ter acusado o Hamas da quebra de cessar-fogo, na sexta-feira.

As exigências palestinianas – confirmadas por um responsável da Fatah, que governa a Cisjordânia – incluem ainda o aumento da zona de pesca para as 12 milhas náuticas e a libertação de presos palestinianos. No Cairo estão representadas organizações como o Hamas, que governa Gaza, e a Fatah.

O Egipto tinha proposto um cessar-fogo nos primeiros dias do conflito em Gaza. Para este fim-de-semana chegaram a estar previstas negociações com a presença de Israel, que acabaram por ser inviabilizadas pela violação do cessar-fogo .

Sugerir correcção
Comentar