Sony anuncia fim da distribuição da PSP no Japão, América do Norte e Europa

Empresa japonesa centra atenções na sua PlayStation Vita e na passagem da PSP para esta consola.

Foto
Daniel ROCHA

PlayStation Portable (PSP) vai deixar de ser distribuída no mercado japonês, norte-americano e europeu, quase dez anos depois do seu lançamento. A Sony anunciou esta terça-feira dois novos pacotes da sua PlayStation Vita, a consola que reúne agora todas as atenções da empresa japonesa.

Num comunicado divulgado no site da Sony, a distribuição de PSP nos Estados Unidos terminou em Janeiro e até ao final deste mês ficará concluída no Japão. Na Europa, última entrega da consola está prevista ainda este ano. Ao site The Verge, a empresa confirmou depois que está previsto que a PSP continue disponível na América Latina e noutros países da Ásia ainda durante algum tempo, já que a Sony não se decidiu pela descontinuação do modelo.

Na nota, a empresa anuncia que vai oferecer descontos aos proprietários japoneses de PSP se quiserem optar pela PlayStation Vita. A promoção vai ser de 3000 ienes (21,5 euros) para a maioria dos utilizadores e de 4000 ienes (29 euros) para estudantes. Não é ainda conhecido se a mesma oferta vai ser alargada a outros países.

Segundo os números mais recentes de venda da PSP, datados de 2012, foram vendidas mais de 76 milhões de consolas em todo mundo desde que foi comercializada em Dezembro de 2004. A Sony não indica quantas unidades já foram vendidas da PlayStation Vita.

Aquela que foi a primeira grande resposta no mercado das consolas portáteis ao Game Boy, da Nintendo. Nos últimos anos houve uma quebra visível das vendas, muito devido aos smartphones e tablets, mas no mercado japonês a consola e os jogos para a PSP continuaram ter sucesso. Mesmo assim, a Sony sofreu perdas na ordem de 1,3 mil milhões de dólares (954 mil euros) no último ano fiscal, estando previsto que se mantenham os prejuízos em 2014.

Sugerir correcção
Comentar