Câmara do Porto vende quatro prédios por 418 mil euros

Município vendeu quatro edifícios no centro histórico da cidade, inicialmente avaliados em 285,5 mil euros.

A Câmara do Porto vendeu esta segunda-feira, em hasta pública, quatro imóveis por 418 mil euros, substancialmente acima do valor base de licitação, alcançando perto de 1,5 milhões de euros com a alienação de património neste ano.

"Em duas hastas públicas realizadas este ano, a Câmara já conseguiu alienar património de 1,46 milhões de euros. Com a primeira, relativa a um prédio na Ribeira, foram angariados 1,050 milhões de euros. Com a de hoje foram alcançados 418 mil euros, quase o dobro da base de licitação", disse à Lusa fonte da autarquia.

No leilão desta manhã a câmara colocou à venda, com um valor base de licitação global de 285,5 mil euros, quatro imóveis da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, S. Nicolau e Vitória, no centro histórico da cidade.

A lista da hasta pública incluía um prédio de seis pisos na rua dos Mercadores, com uma área de implantação de 56,60 metros quadrado, a licitar a partir dos 52,5 mil euros. Outro prédio, localizado na rua da Lada e travessa dos Canastreiros, foi posto à venda por 63 mil euros. A Câmara alienou ainda, na travessa de S. Pedro de Miragaia, um T3 e um T2 por 98 mil e 72 mil euros, respectivamente.

Em vários anúncios publicados no início do mês na página da internet, a autarquia dava conta da intenção de arrecadar  cerca de 2,5 milhões de euros, pelo menos, com a venda e arrendamento de terrenos e prédios, por ajuste directo e em hastas públicas.

As informações da Direcção Municipal de Finanças e Património indicavam a venda de quatro prédios na hasta pública de hoje, de 12 lotes de terreno "por ajuste directo" e a promoção de um "arrendamento não habitacional" numa hasta pública marcada para o dia 23.

Somando todos os valores base indicados pela Câmara para os negócios, chega-se a um valor próximo dos 2,5 milhões de euros.

A maior fatia desse montante (cerca de 1,9 milhões de euros) diz respeito a sete lotes de terreno na rua Alfredo Ferreira Faria, situada nas proximidades da avenida Marechal Gomes da Costa.

Esta é uma das vendas que a Câmara pretende fazer por ajuste directo, a par de mais cinco terrenos localizados nas ruas Leonardo Coimbra, Boa Viagem, S. Paulo, Cidade do Mindelo e Delfim Maia.

No dia 23, a Câmara espera arrendar por pelo menos 500 euros mensais um imóvel municipal de 201 metros quadrados, situado na rua de Baixo e viela do Buraco.

O orçamento da autarquia para 2014 prevê a angariação de 21,4 milhões de euros com a venda de imóveis. 

Sugerir correcção
Comentar