Com novos tablets e televisões, Samsung aposta em grandes ecrãs

A fabricante mostrou na CES dois tablets com ecrãs de 12,2 polegadas e televisões que podem adoptar uma forma curva.

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Uma televisão de ecrã curvo David Becker/Getty Images/AFP

A Samsung já tinha mostrado nos telemóveis que gostava de ecrãs grandes. Agora, chegou a vez dos tablets. Na Consumer Electronic Show (CES), o maior evento de electrónica de consumo do mundo, que decorre esta semana em Las Vegas, a fabricante sul-coreana apresentou novos modelos, que têm ecrãs maiores do que a concorrência e com os quais espera apelar a utilizadores com necessidades profissionais.

Um dos novos modelos, o Galaxy NotePRO, tem um ecrã de 12,2 polegadas, com uma resolução de 2560 por 1600 pixéis. Inclui uma caneta para ser usada no ecrã e aplicações destinadas a serem usadas num contexto profissional. Já o Galaxy TabPRO surge em três tamanhos de ecrã: o maior tem também 12,2, polegadas e os restantes surgem com  mais convencionais 10,1 e 8,4 polegadas. Todos os modelos usam a mais recente versão do sistema operativo Android.

Por comparação, os iPad têm ecrãs de 9,7 e 7,9 polegadas. Os Surface, da Microsoft, têm 10,6 polegadas.

A Samsung já é líder no mercado dos smartphones, mas nos tablets ainda tem a Apple pela frente. De acordo com os dados mais recentes da analista IDC, relativos ao terceiro trimestre do ano passado, o iPad tinha uma quota de mercado de 29,6%, enquanto que os aparelhos da Samsung se ficavam pelos 20,4%. Contudo, em termos anuais, a Apple tinha crescido apenas 0,6%, ao passo que a fabricante sul-coreana viu o número de dispositivos que seguiram para o retalho aumentar 123%.

De acordo com a informação avançada, os novos modelos serão postos à venda neste trimestre, em todo o mundo. Os preços ainda não são conhecidos.

Na CES, a Samsung  mostrou ainda que também nas televisões gosta de grandes ecrãs: revelou vários modelos com mais de dois metros, alguns dos quais são capazes de se dobrar, ficando côncavos, com o objectivo de criar um efeito de profundidade na imagem. Com o comando, o utilizador pode decidir se prefere a televisão com o tradicional ecrã plano ou se a quer ver em modo flectido.

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