Campanha "Ajuda Vale" do Banco Alimentar termina neste domingo

Contribuições podem ser feitas através de vales nos supermercados ou no site.

Foto
Campanha nos supermercados decorreu no fim-de-semana passado Enric Vivies-Rubio

A campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome através da “Ajuda Vale”, em que os portugueses podem contribuir com um vale convertível em seis alimentos, e do site www.alimenteestaideia.net, termina neste domingo.

No primeiro fim-de-semana de Junho, cerca de 39.500 voluntários estiveram distribuídos por 1818 supermercados de todo o país, a recolher contributos que ajudam, neste momento, 20 bancos alimentares.

As dádivas que chegam ao Banco Alimentar Contra a Fome apoiam diariamente 2221 instituições de solidariedade social em território nacional, que, por sua vez, ajudam 378 mil pessoas.

De acordo com a presidente do Banco Alimentar, Isabel Jonet, a recolha do fim-de-semana, traduziu-se aproximadamente no mesmo volume de alimentos doados em relação ao ano anterior.

No ano passado, foram recolhidas cerca de 28.323 toneladas de alimentos (num valor estimado de 39.651 milhões de euros), num movimento médio de 113 toneladas por dia útil e no total, foram ajudadas mais de 389.223 pessoas.

No arranque da campanha deste ano as expectativas de Isabel Jonet eram as de que os portugueses seriam generosos, por saberem que a situação “está pior para muitas famílias”. “Provavelmente, cada pessoa dará menos, mas eu tenho a convicção de que haverá mais pessoas a dar”, sublinhou a responsável à Lusa.

Na campanha "online", em Dezembro passado, o Banco Alimentar conseguiu arrecadar donativos com origem em 24 países, de portugueses e de estrangeiros, totalizando mais de 104 toneladas de alimentos.

Sugerir correcção
Comentar