Nelson Mandela saiu do hospital e vai recuperar em casa

Líder histórico esteve internado durante nove dias mas já pôde regressar à sua residência, em Joanesburgo.

Foto
Mandela tem 94 anos e tem problemas pulmonares MIKE HUTCHINGS/Reuters

O ex-presidente sul africano Nelson Mandela, de 94 anos, recebeu alta neste sábado, depois de nove dias internado para tratar uma pneumonia. Segundo um comunicado da presidência da África do Sul, Mandela vai continuar a receber cuidados médicos em casa.

O histórico líder da luta anti-apartheid pôde regressar a casa depois de uma “melhoria constante e gradual do seu estado” de saúde, indica o comunicado citado pela AFP. O presidente Jacob Zuma agradeceu aos médicos, bem como a “todos os sul-africanos e aos amigos da África do Sul no mundo pelo seu apoio”.

Mandela estava internado desde 28 de Março com uma infecção pulmonar e nos últimos dias tinha estado a responder bem aos tratamentos, segundo os médicos.

Este foi o seu terceiro internamento desde Dezembro de 2012, quando foi hospitalizado também devido a uma infecção pulmonar. Já em Janeiro de 2011 tinha estado no hospital pelo mesmo motivo. Os seus problemas pulmonares estarão relacionadas com a tuberculose contraída durante o período que passou na prisão na ilha de Robben, onde passou 19 dos 27 anos em que esteve encarcerado por ordem do regime apartheid.

Libertado em 1990, Madiba, como é carinhosamente tratado pelos sul-africanos, foi Nobel da Paz em 1993. Um ano depois tornou-se o primeiro Presidente negro da África do Sul, cargo que ocupou até 1999. Depois disso retirou-se completamente da vida política, também devido aos problemas de saúde.

Sugerir correcção
Comentar