Mandela está a "responder positivamente" aos tratamentos

Antigo Presidente da África do Sul foi hospitalizado de novo com uma infecção pulmonar. Terceiro internamento em quatro meses reacende preocupações sobre o estado de saúde do Nobel da Paz.

Foto
Nelson Mandela REUTERS/Mike Hutchings

Nelson Mandela está a “responder positivamente” ao tratamento médico, anunciou o Governo sul-africano, horas depois de ter revelado que o antigo Presidente foi novamente internado com uma infecção pulmonar que tem resistido aos tratamentos.

Num sucinto comunicado, o gabinete do Presidente Jacob Zuma não adianta outros pormenores, limitando-se a adiantar que Mandela, internado pouco depois da meia-noite de quarta-feira, “vai continuar sob tratamento e observação no hospital”.

O executivo continua sem revelar onde está internado Mandela – nesta manhã dezenas de jornalistas acorreram ao Hospital Militar de Pretória, mas há também indicações de que poderá estar numa clínica da capital – e agradece tanto à imprensa como ao público a sua “cooperação no respeito pela privacidade” do ex-Presidente e da sua família.

Este é o quarto internamento em dois anos do antigo Presidente (1994-1999), e o terceiro em apenas quatro meses. Em Dezembro, o antigo Presidente da África do Sul, de 94 anos, já tinha sido internado com uma infecção pulmonar durante 18 dias. O mesmo tinha acontecido em Janeiro do ano anterior. E já este mês Mandela tinha passado uma noite num hospital de Pretoria - em exames de rotina, esclareceu a presidência.

"Apelamos a todas as pessoas na África do Sul e no mundo para que rezem pelo nosso amado Madiba [como é carinhosamente tratado no país] e pela sua família e que os mantenham no pensamento", escreveu o actual Presidente Jacob Zuma no comunicado divulgado pela manhã, dando conta do novo internamento. "Temos plena confiança na equipa médica e sabemos que vão fazer tudo o que foi possível para que ele consiga recuperar." 

Sem precisar em que hospital está internado o primeiro Presidente negro da África do Sul, Zuma pedia ainda aos jornalistas que "respeitem a intimidade" de Mandela, "para que os médicos possam fazer o seu trabalho".

O tom do comunicado, a hora tardia a que Mandela foi internado e a recusa do Governo em divulgar sequer o hospital para onde foi levado, fazem suspeitar que o estado de saúde do primeiro Presidente negro da África do Sul seja grave. O Governo não o nega, mas um porta-voz do Governo assegurou à BBC que a hospitalização foi decidida por precaução. “Os médicos estão a seguir o Madiba em contínuo”, disse Mac Maharaj, explicando que “no momento em que sentiram que a infecção pulmonar estava a ressurgir decidiram pela sua imediata hospitalização, dada a sua idade e historial”. 

A infecção que o levou ao hospital em 2011 está ligada a uma tuberculose contraída na cela da prisão da ilha de Robben, onde Mandela passou 18 dos 27 anos que o regime racista do apartheid o manteve atrás das grades. Libertado em 1990, foi Nobel da Paz em 1993 e chegou à presidência um ano depois.

Sugerir correcção
Comentar