Venezuela: referendo de revogação do mandato de Chávez marcado para 15 de Agosto

Foto
Hugo Chávez AP

O Conselho Nacional Eleitoral venezuelano decidiu que o referendo para decidir a revogação do mandato do Presidente Hugo Chávez vai ter lugar no próximo dia 15 de Agosto. Se a consulta for desfavorável ao governante, serão convocadas eleições num prazo de 30 dias.

Com a informação da nova data de consulta, inicialmente fixada para o dia 8 de Agosto, o vice-presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Ezequiel Zamora, informou ainda que os resultados serão anunciados na noite do dia 15 de Agosto, e que o processo será automatizado e não manual, como pediu a oposição a Chávez.

Zamora acrescentou ainda que, se por alguma razão, os resultados forem anunciados depois do dia 19 de Agosto - quando o Presidente entrar já no seu quinto e penúltimo ano de Governo - e se estes forem adversos a Chávez, isso não impedirá que haja eleições, que serão convocadas num prazo de 30 dias.

Chávez já fez saber que está confiante e que os seus inimigos políticos não poderão alcançar os 3,7 milhões de votos de que necessitam para pôr termo ao seu mandato - o número de votos que lhe deram a vitória nas eleições presidenciais de Julho de 2000.

"Terminarei o meu mandato em Janeiro de 2007 e, antes, nas eleições de Dezembro de 2006, novamente derrotaremos a oligarquia", acrescentou. Caso isto aconteça, Chávez seguiria no poder durante o período presidencial 2007-1013.

Sugerir correcção
Comentar