Tiroteio entre motoqueiros faz nove mortos nos Estados Unidos

Episódio ocorreu no Texas e envolveu elementos de cinco gangues. Dezoito pessoas ficaram feridas e quase 200 foram detidas.

Foto
As autoridades norte-americanas irão prosseguir as investigações sobre este caso REUTERS/Waco Police Department

Waco, no Estado do Texas, foi palco de uma violenta rixa entre cinco gangues de motoqueiros rivais, no parque de estacionamento de um restaurante e no interior do mesmo, perto de um centro comercial. A polícia estava presente quando os confrontos começaram, mas não conseguiu evitar o tiroteio, do qual resultaram nove mortos,18 feridos e 192 detenções.

“Muita gente inocente podia ter sido ferida hoje”, alertou Patrick Swanton, sargento da polícia de Waco, citado pelo Washington Post. O tiroteio ocorreu por volta do meio-dia de domingo, hora local, num restaurante frente a um centro comercial. A presença da polícia “antecipou possíveis problemas” para as pessoas que estavam no local e que não tinham nada a ver com os confrontos.

Ao que tudo indica, a rixa terá começado numa disputa por um lugar de estacionamento. A discussão rapidamente tomou grandes proporções e tanto o interior do restaurante como o parque de estacionamento transformaram-se numa autêntica arena, envolvendo membros de cinco gangues, munidos de revólveres, tacos, correntes e facas. No total, oito pessoas morreram no local e uma outra já no hospital. Eram todos motoqueiros.

“Estamos a falar de gangues hostis e muito perigosos”, disse Swanton, informando que a polícia tinha sido previamente alertada para a possibilidade da ocorrência de problemas naquele local. Três motoqueiros foram imediatamente detidos após o tiroteio, num confronto onde ainda se contaram 18 feridos. Esta segunda-feira, a polícia norte-americana anunciou, através de um comunicado, a detenção de 192 pessoas, acusadas de "participação em crime organizado".

A cadeia ao qual pertence o restaurante onde os confrontos tiveram lugar já comunicou, através do Facebook, que partilha o “trauma da comunidade” de Waco, revelando estar “horrorizada” com os actos de violência testemunhados nas suas instalações. O sargento Swanton mostrou-se insatisfeito com a gerência daquele restaurante, considerando que o ambiente ali vivido convida à ocorrência de problemas e à presença de gangues como aqueles que se envolveram nos confrontos deste domingo.

As autoridades norte-americanas irão prosseguir as investigações sobre este caso e prevê-se um reforço policial na zona de Waco onde ocorreu a rixa, uma vez que se pretende evitar que elementos dos gangues rivais voltem ao local para “acertar contas”.

Texto editado por Tiago Luz Pedro

Sugerir correcção
Ler 3 comentários