Tiros disparados sobre a casa do embaixador alemão em Atenas

Cerca de 60 tiros de kalachnikov foram disparados de madrugada sobre a residência oficial do embaixador. Berlim condena acto “muito grave” que não tem justificação.

Polícia grega durante investigações perto da residência do embaixador alemão na Grécia
Fotogaleria
Polícia grega durante investigações perto da residência do embaixador alemão na Grécia Reuters/John Kolesidis
Fotogaleria
Aspecto da parede da casa de Wolfgang Dold depois dos tiros disparados durante a madrugada Reuters/Yannis Behrakis
Fotogaleria
Um polícia caminha frente à residência do embaixador nas horas que se seguiram ao ataque Reuters/Yannis Behrakis

Vários tiros foram disparados durante a madrugada desta segunda-feira sobre a residência do embaixador alemão em Atenas. Não houve feridos nem danos materiais relevantes, segundo fontes policiais citadas pela AFP.

Quatro pessoas foram vistas a abrir fogo sobre a casa do embaixador pelo guarda que faz a segurança ao edifício, tendo fugido em seguida, por volta das 3h40 (1h40 em Portugal). Perto da residência, que se situa no bairro de Halandri, foram encontrados cerca de 60 cápsulas de metralhadoras kalachnikov.

O ataque não foi reivindicado por qualquer organização, mas a polícia acredita ter sido levado a cabo por grupos de extrema-esquerda ou anarquistas. A apenas dois dias do início da presidência grega do Conselho da União Europeia (UE), o assalto pode azedar as relações entre a Grécia e a Alemanha.

O primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, telefonou de imediato à chanceler alemã, Angela Merkel, para garantir que os autores do ataque serão trazidos à justiça, de acordo com o jornal Ekathimerini. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Evangelos Venizelos, criticou aquilo que foi um “ataque terrorista cobarde.” Também a oposição condenou o ataque. “Quem beneficia com o ataque?”, questionou o deputado do Syriza, Manolis Glezos. “Certamente que não será o povo grego”, afirmou, citado pela Reuters.

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Frank-Walter Steinmeier, classificou o acontecimento como “muito grave.” “Nada de nada pode justificar um ataque a um representante do nosso país”, afirmou. O embaixador alemão na Grécia, Wolfgang Dold, assegurou que os responsáveis pelo ataque “não vão ter sucesso em perturbar as relações próximas e amistosas entre os dois países.”

Esta não foi a primeira vez que a residência do embaixador alemão na Grécia foi alvo de um ataque. Em 1999, membros do grupo “17 de Novembro”, entretanto extinto, atiraram uma granada para o telhado do edifício.

Desde que está sob o programa de assistência financeira, o sentimento anti-alemão tem crescido na Grécia. As imagens em que a figura de Angela Merkel é associada ao ditador Adolf Hitler são comuns nas manifestações e no ano passado um diplomata alemão foi atingido com garrafas de água, durante uma acção de protesto.

Sugerir correcção
Comentar