Suspeito da autoria de atentado de Boston declara-se inocente

Dzhokhar Tsarnaev compareceu pela primeira vez em tribunal e foi acusado de 30 crimes.

Foto
Karen Brassard, ferida no atentado, foi uma das sobreviventes que quis ver o suspeito em tribunal Brian Snyder/Reuters

Dzhokhar Tsarnaev, o alegado autor dos atentados na maratona de Boston, apareceu em tribunal pela primeira vez desde que foi capturado pelas autoridades, gravemente ferido, a 19 de Abril.

A audiência num tribunal federal de Boston, na quarta-feira à tarde, não durou mais de dez minutos, servindo apenas para Tsarnaev, um estudante universitário de 19 anos, ser formalmente acusado. Tsarnaev é acusado de 30 crimes, incluindo o uso de armas de destruição maciça que causaram três mortes e feriram outras 264 pessoas que assistiam à popular maratona de Boston junto da linha de meta a 15 de Abril.

Em tribunal, Dzhokhar Tsarnaev declarou-se “não culpado” de todas as acusações. A juíza insistiu que fosse o próprio Tsarnaev e não a sua advogada a responder às acusações. Segundo jornalistas que assistiram à sessão, Tsarnaev respondeu “não culpado” num inglês com sotaque russo e repetiu a mesma frase à medida que as acusações foram lidas.

Para a advogada do jovem suspeito, a defensora pública Miriam Conrad, o maior desafio será evitar que Tsarnaev receba a pena de morte caso venha a ser condenado. Dezassete das 30 acusações são passíveis de ser punidas com a pena capital. As outras acusações poderão implicar prisão perpétua.

De acordo com o Ministério Público americano, todas as vítimas dos atentados foram convidadas a estar presentes no tribunal, e 30 vítimas e familiares assistiram à breve audiência, que começou às 15h30 (20h30 em Portugal). Não foram permitidas câmaras de televisão no interior da sala de tribunal, pelo que a comparência física era a primeira e única oportunidade para verem Tsarnaev desde que ele foi identificado pelas autoridades como um dos suspeitos nos atentados de Boston.

Segundo jornalistas presentes na audiência, duas irmãs de Tsarnaev também estiveram presentes e o suspeito terá sorrido e soprado um beijo na sua direcção antes de deixar a sala. Os seus pais continuam na Rússia, segundo a WCVB, a estação local da ABC na área de Boston.

A audiência também saciou a curiosidade em relação ao estado de saúde de Dzhokhar Tsarnaev, que se encontrava gravemente ferido e ensanguentado quando foi capturado pelas autoridades na noite de 19 de Abril e que mal conseguia falar uma semana depois, quando os seus direitos judiciais lhe foram lidos por um juiz no hospital onde se encontrava em tratamento. Segundo jornalistas presentes no tribunal, Tsarnaev tinha a mão esquerda engessada e parecia ter um dos lados do rosto inchados, mas de resto aparentava estar bem de saúde.

O julgamento de Tsarnaev só deve começar daqui a mais de um ano. Os procuradores disseram que tencionam chamar entre 80 e 100 testemunhas e que o julgamento deve durar entre três e quatro meses.

Dzhokhar Tsarnaev é o único sobrevivente dos dois suspeitos dos atentados à bomba na maratona de Boston. O seu irmão mais velho, Tamerlan Tsarnaev, 26 anos, morreu durante uma perseguição policial, três dias após os atentados, horas depois de as autoridades terem divulgado as primeiras imagens dos dois suspeitos. Dzhokhar, o mais novo, conseguiu escapar, o que deu origem a uma caça ao homem nos subúrbios de Boston que durou quase 24 horas e que terminou com a descoberta do suspeito num barco de recreio estacionado no quintal de uma residência privada, em Watertown.

Os dois irmãos são tchetchenos e residiam nos Estados Unidos há cerca de uma década. Dzhokhar obteve cidadania americana em Setembro do ano passado. Ele e o irmão terão fabricado bombas artesanais usando panelas de pressão e fizeram-nas explodir junto à meta da maratona de Boston. Os dois irmãos também são alegadamente responsáveis pela morte de um guarda do M.I.T. (Massachusetts Institute of Technology) na noite de 18 de Abril, quando tentaram pôr-se em fuga.

 
 
 

Sugerir correcção
Comentar