Rio Danúbio atinge recorde máximo em Budapeste

Cheias atingem o coração da Hungria depois de chuvas que estão a inundar o centro da Europa.

Foto
Rio Danúbio no sábado Sandor H. Szabo/AFP

A altura do rio Danúbio já atingiu o recorde de 8,83 metros e espera-se que o caudal continue a subir durante a tarde de domingo em Budapeste, na Hungria, depois de dias de chuva na Europa central que estão a causar cheias na Alemanha, Áustria, Eslováquia, Polónia e na República Checa. Em Budapeste, os diques foram reforçados em pontos críticos para proteger a capital de inundações, disse neste domingo o primeiro-ministro Viktor Orban.

Dezenas de milhares de pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas e pelo menos 12 já morreram por causa das inundações no centro do continente durante a última semana. O dilúvio bateu na sexta-feira à porta da Hungria, mas até agora as autoridades, os militares e milhares de voluntários conseguiram defender as aldeias e cidades ao longo do rio, construindo pilhas de centenas de milhares de sacos de areia atrás dos diques.  

“As [inundações] estão agora a aproximar-se do coração do país, podemos dizer que o próximo par de dias vai ser decisivo”, disse o primeiro-ministro Viktor Orban numa conferência de imprensa em Esztergom, uma cidade a norte de Budapeste. O governante informou que os diques foram aumentados e reforçados em pontos crítico na capital. “Em Budapeste, as inundações não são o único problema, mas todo o tipo de problemas podem surgir a partir dos complicados sistemas públicos”, adiantou, referindo-se à pressão que está a aumentar no sistema de esgotos, devido ao rio estar mais cheio.  

Espera-se que o Danúbio alcance o pico de 8,95 metros em Budapeste durante a tarde de domingo, um nível acima do recorde das cheias de 2006. Pelo menos, 1200 pessoas de 28 cidades e aldeias foram obrigadas a sair das suas casas na Hungria e 44 estradas estiveram fechadas, disse a agência noticiosa nacional, MTI. Viktor Orban disse ainda que está previsto que o nível das águas desça devagar durante a próxima semana, e que iria pedir na segunda-feira, no Parlamento, para ser aprovado uma extensão do estado de alerta extremo que foi anunciado na semana passada.

Nesta semana que passou, as inundações atingiram a parte histórica de Praga, na República Checa.

Sugerir correcção
Comentar