Queda de 24 pontos percentuais na popularidade do Governo de Dilma Rousseff

Executivo brasileiro tem apenas 31 por cento de aprovação. Em Junho, tinha 55 por cento.

Foto
Os que aprovam o Governo de Dilma Rousseff já não são a maioria Ueslei Marcelino/Reuters

A popularidade do Governo da Presidente brasileira, Dilma Rousseff, sofreu uma queda acentuada: segundo uma sondagem de opinião divulgada esta quinta-feira pela Confederação Nacional de Indústria (CNI) e o Instituto Ibope, 31% dos inquiridos aprovam a acção da Presidente, muito menos do que os 55% da sondagem anterior, de Junho.

A queda de 24 pontos percentuais ocorre após as manifestações que ocorreram por todo o Brasil e que começaram no mês passado, provocadas pelo anúncio de um aumento das tarifas nos transportes públicos mas que rapidamente se alargaram e questionaram corrupção, falta de transparência no sistema político, falta de qualidade e acessibilidade de serviços básicos como os transportes públicos, educação e saúde. A sondagem anterior tinha sido feita antes do início da contestação.

Os governos estaduais voltaram atrás mas não foi suficiente para deter a queda da popularidade de Dilma Rousseff.

O inquérito de opinião mostra ainda que aumentou o número de pessoas que consideram o Governo mau ou péssimo – de 13% em Junho para 31% hoje, enquanto 37% consideram regular.

Também a própria Dilma Rousseff e o seu estilo pessoal de governar foram afectados: em Junho, 71% aprovavam a Presidente, agora são apenas 45%.

E na comparação com o ex-Presidente Lula, a percentagem de brasileiros que considera o actual Governo pior do que o anterior foi pela primeira vez a mais escolhida, com 46%, quando em Junho esta era a opinião de apenas 25% dos inquiridos.

Em termos de áreas, a actuação do Governo na Saúde é a que tem pior desempenho, com 71% dos entrevistados a assinalar mau desempenho nesta área, seguindo-se a segurança pública, com 40% de respostas, e educação, com 37%.
 
A sondagem foi feita entre 9 e 12 de Julho, inquirindo 7.686 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
 
 

Sugerir correcção
Comentar