Quarto de americano desaparece numa cratera na Florida

Na madrugada de sexta-feira, Jeffrey Bush dormia no seu quarto quando uma cratera se abriu debaixo da sua casa e a divisão desapareceu.

Foto
Da entrada da casa não é visível a destruição provocada pelo aluimento Skip O'Rourke/Tampa Bay Times/MCT

O quarto de Jeffrey Bush, em Brandon, Tampa, no estado norte-americano da Florida, desapareceu numa enorme cratera no terreno onde está construída a sua casa. Parte da estrutura da habitação aluiu quando o homem estava a dormir na madrugada de sexta-feira. Apesar das tentativas das equipas de socorro, ainda não foi possível estabelecer contacto com o americano de 36 anos.

À chegada à entrada da casa, as autoridades admitem que não se aperceberam de imediato ao que tinha acontecido, mas ao entrarem na habitação no lugar do quarto havia um buraco sem sinais de Jeffrey Bush. O irmão da vítima, Jeremy Bush, citado pela agência Reuters, disse que ouviu um estrondo e que pensou que um carro tinha entrado pela casa de Jeffrey. Depois ouviu os gritos do irmão. Jeremy Bush descreve que uma cratera se abriu debaixo do quarto de Jeffrey, “engolindo o chão, uma cómoda e a cama”. No lugar do que até ali tinha sido um quarto, apenas era visível a ponta de um colchão, onde o irmão dormia. Jeremy admite que lhe pareceu que a qualquer momento o resto da casa ia ser “engolido para aquele buraco negro”. “Parecia-me que conseguia ouvi-lo a gritar para que o ajudasse”, disse Jeremy Bush aos jornalistas, que pelo segundo dia permanecem junto ao perímetro de segurança montado pela polícia.

Apesar do risco, o homem tentou salvar o irmão enquanto chegavam as equipas de socorro e com a ajuda de uma pá começou a retirar terra. Os polícias locais acabaram por impedi-lo de continuar, dado que a cratera continuou a aumentar e o solo em sua volta tornou-se casa vez mais instável. Devido ao risco de mais aluimentos, as casas mais próximas foram evacuadas.

Os bombeiros locais utilizaram uma câmara e microfone especiais que introduziram a uma profundidade de cerca de seis metros para tentar encontrar o proprietário da casa, mas até este sábado não havia qualquer sinal de Jeffrey. O equipamento que estava ser utilizado pelos bombeiros acabou por se perder devido à contínua movimentação de terras no buraco. Apesar do trabalho das equipas de socorro, apoiadas por técnicos especializados em situações de soterramento, as esperanças de encontrar o homem de 36 anos com vida são cada vez menores. “Sei no meu coração que ele está morto”, desabafou o irmão citado pela Reuters.

Não há para já explicações para o sucedido, mas o facto da casa estar localizada na zona central do estado da Florida, onde é mais suceptível a ocorrência de aluimentos de terra devido à geologia do local (existem ali muitas cavidades e fendas naturais), pode deixar algumas pistas. Este não é um caso inédito, apesar de pouco comum. As autoridades sublinham que não se recordam de um caso semelhante que tenha resultado na perda de uma vida humana.

Sugerir correcção
Comentar