Projecto de lei de igualdade salarial entre homens e mulheres chumbado no Senado americano

Iniciativa iria levar os empregadores a contratarem menos mulheres, argumentou a maioria republicana.

Os senadores republicanos do Congresso dos EUA bloquearam esta quarta-feira um projecto de lei destinado a dar às mulheres igualdade salarial em relação aos homens pelo mesmo trabalho.

O resultado da votação foi 53 a favor e 44 contra – os defensores do projecto precisavam de 60 votos.

Os republicanos classificaram este projecto de manobra política, cujo objectivo não era o de promover a igualdade salarial, mas sim o de atrair o eleitorado feminino para o lado democrata, nas eleições de Novembro.

Quarenta e dois republicanos e o independente Angus King, do Maine, votaram contra o projecto de lei. Leader Harry Reid, líder da bancada democrata do Senado, também votou não, uma opção estratégica – dessa forma, pode fazer voltar o projecto de lei à discussão e votação. Todos os 53 restantes democratas votaram sim.

Esta votação aconteceu um dia depois de o Presidente Barack Obama ter assinado dois decretos, destinados a aproximar os salários – um exige que os patrões e empregadores com contratos federais divulguem dados sobre salários, outro permite que os funcionários partilharem informações.

A Paycheck Fairness Act – lei do cheque salarial justo – permitiria impor as regras federais ao sector privado. Mas os republicanos rejeitaram-na afirmando que a discriminação salarial já é ilegal e o que é necessário é uma melhor aplicação das leis existentes, não de novas leis. Os republicanos também disseram que esta lei vai promover processos judiciais e desencorajar as empresas de contratar mulheres.

Sugerir correcção
Comentar