Polícia turca dispersou oposicionistas que contestavam eleição em Ancara

Principal partido da oposição entregou requerimento que pede recontagem de votos. Resultados contestados igualmente em Antalya. AKP também se queixa. Incidentes igualmente em Ceylanpinar.

Fotogaleria
Momento da intervenção policial ADEM ALTAN/AFP
Fotogaleria
Opositores do Governo antes da acção policial ADEM ALTAN/AFP

A polícia de choque turca dispersou com canhões de água apoiantes do principal partido da oposição que, esta terça-feira, denunciavam em Ancara.fraudes na eleição municipal e reclamavam a recontagem de votos.

As quase 2000 pessoas que se concentraram junto ao Supremo Conselho Eleitoral (YSK), no centro da capital, em protesto contra as alegadas irregularidades da eleição na cidade, foram rapidamente dispersadas.

Antes da intervenção policial os manifestantes gritaram “Tayyip ladrão” e “YSK, o povo está contigo”. O Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, pós-islamista), do primeiro-ministro Tayyip Recip Erdgon, ganhou em Ancara à tangente.

O Partido Republicano do Povo (CHP, de centro esquerda, bastião da Turquia secular) apresentou um requerimento ao YSK pedindo uma recontagem dos votos na capital.

“Não podem proclamar uma vitória que o povo vos recusou concentrando uma multidão junto ao Supremo Conselho”, comentou o porta-voz do AKP, Huseyin Celik.

No sudoeste, em Ceylanpinar, a polícia usou gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar centenas de apoiantes do Partido para a Paz e a Democracia (BDP, curdo) que protestavam contra alegadas fraudes do AKP, anunciado como vencedor do escrutínio.

Até esta terça-feira não tinham sido divulgados resultados oficiais, mas os números da imprensa turca indicam uma votação de cerca de 44% a nível nacional para o AKP, contra 26 a 28% para o CHP, que contesta os resultados em Ancara e em Antalya, um tradicional bastião da oposição ganho pelo partido do governo. O partido de Erdogan manteve as duas principais cidades: Istambul e a capital.

Na capital, os resultados anunciados na segunda-feira atribuem um quinto mandato ao populista presidente de câmara Melih Gokçek, do AKP, com 44,79% contra 43,77% de Mansur Yavas, do CHP, uma distância percentual que traduz uma diferença de cerca de 32 mil votos em cerca de três milhões de eleitores. No domingo, ambos os candidatos chegaram a proclamar a vitória.

Em Adana, no sul do país, é o AKP que contesta a vitória, apertada, do Partido de Acção Nacionalista (MHP).

Atingido por revelações que o envolvem em corrupção, Erdogan fez das eleições locais um referendo à sua governação e disse que os “resultados mostram quem ganhou e quem perdeu”.

Sugerir correcção
Comentar