Ataque em Beirute mostra que o Irão já é um alvo do conflito sírio

Grupo radical sunita reivindica autoria de duplo atentado suicida que matou 23 pessoas na capital libanesa. Hezbollah afirma que vai continuar empenhado na guerra da Síria.

Fotogaleria
Fotogaleria
Hasan Shaaban/Reuters
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Radicais sunitas reivindicaram o duplo atentado suicida que terça-feira matou 23 pessoas e feriu outras 150 frente à embaixada do Irão em Beirute, em retaliação pelo envolvimento do Hezbollah na guerra da Síria. Foi o terceiro atentado desde o início do ano contra bairros de maioria xiita, mas esta é a primeira vez que a violência visa directamente o regime iraniano, principal patrocinador da guerrilha libanesa e do regime de Bashar al-Assad, mostrando que os riscos de contágio do conflito não se limitam já ao Líbano.

As duas explosões abalaram o bairro de Bir Hassan cerca das 9h40 (7h40 em Portugal continental) e, depois de várias informações contraditórias, o Exército libanês confirmou que em ambos os casos foram provocadas por suicidas. O primeiro chegou numa motorizada e detonou os explosivos que transportava junto ao portão de acesso ao recinto da embaixada. Dois minutos depois, um carro armadilhado conduzido por um segundo homem explodiu a alguns metros de distância.

Imagens divulgadas pelas televisões libanesas mostravam mais de uma dezena de carros a arder, corpos calcinados e as ruas cobertas de destroços e vidros arrancados de prédios vizinhos. “Só numa das entradas da embaixada contei seis mortos”, contou um operador de câmara da Reuters.

O portão de ferro da embaixada foi derrubado, mas o interior da representação, protegido por altos muros, não foi atingido pelas explosões. A televisão Al-Manar, propriedade do Hezbollah, anunciou que o adido cultural da embaixada, que estaria a chegar ao trabalho, morreu no atentado. Mas, ao final do dia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano corrigiu a informação, adiantando que Ibrahim Ansari estava internado em estado crítico num hospital de Beirute.

Numa primeira reacção, o primeiro-ministro libanês, Najib Mikati, denunciou mais este “acto terrorista cobarde” e disse não ter dúvidas de que “visou desestabilizar a situação no Líbano e usá-lo como arena para enviar mensagens”. A ligação ao conflito que desde 2011 devasta a vizinha Síria era clara nas entrelinhas e não foi preciso esperar muito para obter confirmação.

"Heróis sunitas do Líbano"
Numa mensagem através do Twitter, as brigadas Abdullah Azzam anunciaram que o ataque “foi uma operação de martírio conduzida por dois heróis sunitas do Líbano”. O jornal L’Orient Le Jour escreveu que se trata de um grupo jihadista com ligações à Al-Qaeda (adoptou o nome do líder religioso palestiniano que foi mentor da jihad e de Osama bin Laden) e que tem muitos dos seus membros a combater ao lado dos rebeldes sírios. Na mensagem, o líder da organização ameaçou lançar novos ataques a menos que o Hezbollah “retire as suas forças da Síria” e sejam libertados salafistas detidos nas prisões do Líbano por suspeita de ligações a grupos terroristas.

O Hezbollah repetiu o que dissera quando, em Julho e Agosto, carros armadilhados explodiram em bairros de maioria xiita de Beirute, o último dos quais provocou 27 mortos. “Vamos continuar os nossos esforços para derrotar Israel e os terroristas”, disse à Reuters o deputado Ali Ammar, repetindo o argumento de que, por trás da rebelião sunita na Síria, está o inimigo número um do Hezbollah. O Irão usou palavras idênticas para condenar “um crime desumano e odioso dos sionistas e dos seus mercenários”, enquanto um comunicado do Governo de Damasco lido na televisão estatal apontava baterias às monarquias árabes, principais financiadoras da rebelião: “O odor dos petrodólares exala de todos os actos terroristas que atingem a Síria, o Líbano e o Irão.”

Declarações que somadas ao novo atentado em Beirute mostram como a guerra na Síria, que começou com protestos pacíficos contra Assad, ameaça alastrar a todo o Médio Oriente, opondo xiitas (ramo a que pertence a minoria alauita do Presidente Bashar al-Assad e que tem no Irão a sua principal potência) a sunitas (a maioria da população síria e dos que se rebelaram contra o regime, apoiada pelas monarquias árabes).

O Líbano, um país mosaico onde as tensões entre as duas comunidades são mais latentes, tem sido progressivamente arrastado para o conflito: o Hezbollah está a combater ao lado das forças de Assad, tendo sido decisivo em algumas das conquistas feitas pelo regime nos últimos meses; os sunitas libaneses querem o derrube de Assad e, além do envolvimento de jihadistas nos combates, muito do dinheiro e armas entregues aos rebeldes chega à Síria através do Líbano.

“A tragédia de hoje deve ser um sinal de alarme para todos nós. Se não o tivermos em conta, isto poderá engolir-nos a todos”, reagiu Mohammad Javad Zarif, o chefe da diplomacia iraniana, que numa entrevista recente à BBC avisou que a tensão sectária é a principal ameaça à paz, não apenas no Médio Oriente.

Sugerir correcção
Comentar