Obama ficou "desapontado" com asilo da Rússia a Snowden

“Há momentos em que voltam ao pensamento e à mentalidade de Guerra Fria”, referiu o Presidente dos Estados Unidos, que confirnou presença na cimeira do G20, em Setembro, na Rússia.

Foto
Obama confirmou que vai à cimeira do G20, na Rússia Mandel Ngan/AFP

O Presidente norte-americano disse, terça-feira à noite, de viva voz, o que já antes mandara dizer por um porta-voz: ficou “desapontado” com a decisão da Rússia de conceder asilo provisório a Edward Snowden

O antigo analista informático da  Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, NSA, que revelou segredos do programa de vigilância norte-americano, obteve na semana passada asilo provisório da Rússia, válido por um ano, apesar das insistências dos Estados Unidos para que fosse extraditado.

“Fiquei desapontado, porque ainda que não tenhamos um tratado de extradição com eles, tradicionalmente tentamos respeitar [os seus pedidos] se houver um fora-da-lei, ou um presumível fora-da-lei”, disse, no programa The Tonight Show, de Jay Leno, na televisão NBC.

Barack Obama confirmou que vai participar na cimeira do G20 marcada para Setembro em São Petersburgo, na Rússia, mas não ficou claro se, nessa ocasião, terá um encontro particular com o Presidente russo, Vladimir Putin. Não foi questionado nem mencionou o assunto, segundo a Reuters. A ideia de um encontro Obama-Putin tornou-se menos provável devido ao caso Snowden.

“Irei porque a cimeira G20 é o principal fórum onde se fala de economia, de economia internacional, com os principais dirigentes económicos do mundo”, disse quando questionado sobre a deslocação à reunião do grupo de países mais industrializados.

Para o Presidente dos Estados Unidos, o caso Snowden “de certa forma, ilustra algumas dificuldades que temos tido ultimamente com a Rússia”, disse.

“Há momentos em que voltam ao pensamento e à mentalidade de Guerra Fria”, referiu, apesar de destacar que a Rússia coopera com os Estados Unidos em diversos assuntos, como aconteceu com o atentado bombista na maratona de Boston.

“O que eu digo ao Presidente Putin é que isso é o passado e ... que temos de pensar no futuro. E não há nenhuma razão pela qual não devamos cooperar mais do que efectivamente fazemos”.

A decisão de Moscovo de conceder asilo a Snowden, na semana passada, já tinha sido comentada pelo Presidente, mas através do porta-voz da Casa Branca Jay Carney, que transmitiu a posição que Obama agora repetiu: "Estamos muito desiludidos, extremamente desiludidos com a decisão da Rússia de conceder asilo provisório ao sr. Snowden", disse.

"Deixámos claro, em privado e publicamente, que havia justificação legal para a sua expulsão da Rússia e consequente extradição para os Estados Unidos. Tivemos esta discussão com a Rússia e com todos os outros países que admitiram conceder asilo ao sr. Snowden", sublinhou Carney.

Sugerir correcção
Comentar