Morreu Geoffrey Howe, ex-ministro de Thatcher

"A famílias dos conservadores perdeu um dos seus grandes" homens, disse o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Foto
Geoffrey Howe em 1989, quando era vice-primeiro-ministro AFP

O político britânico Geoffrey Howe, que desempenhou um papel decisivo na governação de Margareth Thatcher e foi decisivo na sua queda, morreu na sexta-feira aos 88 anos.

"É com muita tristeza que a família Howe anuncia a morte inesperada de Geoffrey Howe, na sua casa Warwickshire", informou este sábado a família num comunicado.

Geoffrey Howe, que foi vice-primeiro-ministro, foi um dos principais ideólogos da política económica de Margaret Thatcher e um europeísta convicto.

"A famílias dos conservadores perdeu um dos seus grandes" homens, declarou o primeiro-ministro britânico, David Cameron, prestando homenagem a um "homem amável, gentil e profundamente atencioso", dotado de "coragem" e que "nunca deixou de dar conselhos importantes e sensatos".

Geoffrey Howe foi o ministro que mais tempo se manteve em funções no Governo Thatcher, ocupando sucessivamente os cargos de ministro das Finanças, dos Negócios Estrangeiros e, mais tarde, vice-primeiro-ministro. Foi também líder do partido conservador na Câmara dos Comuns.

Em Novembro de 1990, anunciou a demissão num discurso perante a Câmara dos Comuns, no qual atacou violentamente a política europeia de Margaret Thatcher e a sua recusa categórica da adesão do Reino Unido ao projecto da moeda única.

O discurso provocou uma crise no partido conservador que culminou com a queda de Margaret Thatcher, três semanas depois.

 

Sugerir correcção
Comentar