Obama deixou de fumar com “medo” de Michelle

Comentário do Presidente norte-americano “apanhado” por microfone ligado à margem da Assembleia Geral da ONU.

Foto
Jewel Samad/AFP

Não é a primeira vez que comentários do Presidente norte-americano são “apanhados” por microfones. Desta vez, câmaras de televisão gravaram Barack Obama numa conversa informal à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, EUA, a comentar que deixou de fumar com “medo” da mulher, Michelle Obama.

Na sede da ONU, em Nova Iorque, Obama conversava com um funcionário da instituição, que reconhecia não ter deixado completamente de fumar. Em resposta, Obama disse que estava sem tocar num cigarro “provavelmente” há seis anos. “Tenho medo da minha mulher”, comentou.

Deixar de fumar foi uma promessa que Obama fez a Michelle quando iniciou a campanha para a Presidência, mas, segundo o próprio admitiu mais tarde, continuava a fazê-lo de vez em quando na Sala Oval da Casa Branca. Em Fevereiro de 2011, a primeira-dama dizia que o Presidente já não tocava num cigarro há um ano.

Os 14 segundos da conversa de Obama com o funcionário das Nações Unidas foram captados pela CNN.


Noutras ocasiões, o Presidente norte-americano já foi “apanhado” a trocar opiniões e comentários embaraçosos sem se aperceber que as suas palavras estavam a ser gravadas.

Aconteceu numa cimeira em Seul, em Março do ano passado, a prometer ao então Presidente russo, Dmitri Medvedev “mais flexibilidade” até às eleições norte-americanas de Novembro seguinte. Ou, em Novembro de 2011, numa troca de opiniões com Nicolas Sarkozy, então Presidente francês, sobre o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu: “Não o suporto, é um mentiroso”, disse Sarkozy. “E eu, que tenho de lidar com ele todos os dias?”, retorquia Obama.

Sugerir correcção
Comentar