Homens armados impedem barcos de refugiados de chegarem à Grécia

Human Rights Watch denuncia situações em que foram inutilizadas embarcações e migrantes foram obrigados a voltar para a Turquia.

Foto
Um novo perigo espreita refugiados e migrantes nas viagens entre a Turquia e a Grécia DIMITAR DILKOFF/AFP

Homens armados e encapuzados inutilizaram barcos que transportavam requerentes de asilo e migrantes no mar Egeu, entre a Turquia e a Grécia, e obrigaram-nos a voltar para trás, denunciou a Human Rights Watch.

A organização recolheu dados sobre oito casos, os mais recentes ocorridos a 7 e a 9 de Outubro, em que foram inutilizadas embarcações, danificando-as, retirando-lhes os motores ou o combustível, ou ainda perfurando-as. Nalgumas dessas situações, foram rebocadas para águas turcas.

Há também relatos de agressões a refugiados e migrantes. Pessoas entrevistadas pela Human Rights Watch disseram que, em várias situações, as embarcações dos homens armados levavam hasteadas bandeiras da Grécia. Foram ainda denunciados casos, na fronteira de Evros, de guardas gregos obrigarem requerentes de asilo a voltarem para a Turquia. “Estas acções criminosas requerem uma resposta urgente das autoridades gregas”, disse Eva Cossé, especialista da Human Rights para a Grécia.

As denúncias surgem numa altura em que se concentram inúmeros refugiados e migrantes nos Balcãs, o que levou a Comissão Europeia a convocar uma minicimeira de urgência para este domingo.

Sugerir correcção
Comentar